Folha de S. Paulo


Conheça o restaurante italiano criado dentro de uma gruta

Reprodução/Facebook
Ristorante Hotel Grotta Palazzese, na cidade de Polignano a Mare, Itália
Interior do restaurante Grotta Palazzese, que fica na cidade de Polignano a Mare, na Itália

Conhecida por suas ruas estreitas, casas construídas em penhascos e enormes rochas, a cidade de Polignano a Mare, na região de Puglia, na Itália, esconde um dos lugares mais românticos: o restaurante Grotta Palazzese.

Localizado dentro de uma caverna a apenas 24 metros acima do nível do mar Adriático, ao norte do Mediterrâneo, o estabelecimento atrai aqueles que querem apreciar a típica gastronomia italiana ao mesmo tempo que assistem às ondas quebrando contra as pedras, em um cenário medieval único.

O salão tem aproximadamente 30 metros de diâmetro, enquanto a cozinha e as mesas ficam dentro da caverna natural –a abertura na rocha deixa como plano de fundo o mar. No cardápio, é possível saborear peixes, frutos do mar, além de diferentes vinhos italianos.

As refeições completas custam de 110 a 150 euros (R$ 372 a 507), enquanto pratos variam entre 13 euros (sobremesas como Tiramisù) e 150 euros (salmão com camarões). Cada mesa acomoda no máximo seis pessoas. Para visitar a Grotta Palazzese é necessário fazer reservas pelo site (grottapalazzese.it/it/home) entre os meses de maio e outubro, período em que o restaurante fica aberto.

Os visitantes precisam usar um traje casual e elegante. Vestes masculinas como bermudas e sandálias não são permitidas.

Para aqueles que querem desfrutar ainda mais das belezas da caverna, acima do restaurante há o Hotel Grotta Palazzese. Ele é repleto de "comodidades modernas e quartos com varanda privativa para oferecer uma vista romântica da paisagem", segundo o site do local. Porém, atualmente está fechado devido a uma reforma em seu interior.

Esculpida pelo mar nas rochas, a caverna onde funcionam os estabelecimentos foi descoberta no início do século 18. Na época, o local funcionava como um salão para os nobres da região. Com o passar dos anos, turistas também passaram a visitar as cavernas durante viagens pela Itália.


Endereço da página: