Folha de S. Paulo


Hotéis de luxo em Corumbau, na BA, oferecem mordomia sem ostentação

Corumbau, no extremo norte da região de Prado, é também a terra do luxo sem ostentação. Com dois hotéis cinco estrelas, o Vila Naiá e o Fazenda São Francisco, o destino recebe turistas endinheirados que buscam conforto e privacidade.

Na praia praticamente deserta, ambos possuem poucas acomodações –o que ajuda a reforçar a pinta de exclusividade. Na alta temporada, a diária não sai por menos de R$ 2.000.

Com isso, os hotéis se tornaram refúgio de empresários e celebridades que chegam de carro, barco, helicóptero e até jatinho –há uma pista de pouso na região.

Entre famosos que passaram por ali estão a apresentadora Fernanda Lima, os atores Adriana Esteves e Vladimir Brichta e o baixista Adam Clayton, da banda U2.

Com uma proposta de preservação ambiental, o Vila Naiá tem apenas oito acomodações. Feitas de madeira, lembram casas de pescadores, mas com um lava-pés que mais parece uma banheira.

Se não quiser se encontrar com ninguém, o hóspede pode sair direto de sua suíte para a tenda na praia –cada quarto tem uma. Se precisar de algo, pode solicitar o serviço por um walkie-talkie.

O hotel, que foi construído no meio da vegetação de restinga, faz a comunicação entre os diferentes espaços (suítes, restaurante, piscina) por passarelas de madeira montadas sobre a areia.

Já a Fazenda São Francisco lembra uma dessas propriedades rurais, com uma sede imponente e seis bangalôs ao redor.

No passado, a propriedade pertenceu a Renato Archer (1922-1996), ministro da Ciência e Tecnologia e da Previdência Social durante o governo José Sarney, e já foi frequentada por Ulysses Guimarães (1916-1992).

Hoje, o hotel recebe turistas que querem mordomias como ter à disposição água de coco à vontade, vinda dos coqueiros da fazenda. A maior parte dos ingredientes das receitas do restaurante é colhida na propriedade.

Editoria de Arte/Folhapress
Prado, Bahia
Prado, Bahia

Endereço da página:

Links no texto: