Folha de S. Paulo


Genebra empolga visitantes com esqui, trilhas e praia artificial

Vista do alto do Mont-Salève, espremida entre montanhas, lagos e vinhedos, Genebra parece uma cidade tranquila. Mas basta olhar mais de perto para descobrir que a "capital da paz" –chamada assim por ser sede da ONU e da Cruz Vermelha– é um dos lugares mais empolgantes da Suíça.

Na temporada de inverno, as montanhas do entorno são um convite para a prática de esqui e snowboard. Quando a temperatura sobe, a paisagem se transforma no cenário ideal para caminhadas (acessíveis mesmo aos mais sedentários), trekkings e trilhas em mountain bike.

Mas é no centro histórico de Genebra que o turista, em geral, começa o passeio. Dominado pela catedral de St. Peter (a vista do alto de sua torre é imperdível), o lugar tem como ponto principal a praça do Bourg-de-Four, a mais antiga da cidade.

Andando por ruelas sinuosas, o visitante dá de cara com butiques, restaurantes, cafés (como o sempre cheio La Clémence) e raridades arquitetônicas. Exemplo disso é a Grand-Rue, uma travessa bem conservada onde está localizada a casa em que o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) nasceu.

Passando as duas principais ruas de comércio, rue du Rhone e rue du Marche/rue du Rive, já quase à beira do lago Genebra, está o enorme relógio de flores do Jardin Anglais, símbolo da indústria relojoeira que sempre movimentou a economia local. Além de inúmeras relojoarias artesanais e de luxo, a cidade abriga o Museu Internacional do Relógio.

Saindo da praça do Bourg-de-Four, uma curta caminhada leva a alguns dos principais palcos de performances artísticas da cidade, como o Grand Théâtre e a Opéra, e o Parc des Bastions, popular entre estudantes da vizinha Universidade de Genebra. O café do parque é um excelente pretexto para dar uma pausa no passeio.

Onde fica - Genebra

PERTO DA ÁGUA

O lago que leva o nome da cidade é o maior da Europa Ocidental e é parte indissociável da vida dos moradores, independentemente da estação. Eles se banham, praticam esportes e organizam atividades na beira da água.

Barcos fazem cruzeiros para turistas, e táxis aquáticos, as chamadas "mouettes", realizam a travessia de uma margem do lago para outra.

O hotel La Réserve, um dos mais tradicionais da cidade, tem sua própria "mouette", que faz gratuitamente o transporte de seus hóspedes do píer do hotel ao relógio de flores, dia e noite.

Uma estrutura construída no meio da água, perto do centro de Genebra, criou uma praia artificial chamada de Bains de Pâquis. No verão, o lugar fica cheio de gente que quer usar as "piscinas" e fazer sauna e massagens.

Há ainda uma oferta ampla de passeios para pescar de janeiro a novembro e praticar wakeboard ou waterski.

Dois símbolos do turismo local estão relacionados ao lago: o Jet d'Eau, fonte que jorra água a 140 metros de altura, e o Geneva Lake Festival, que acontece em agosto.

Durante o evento, a cidade recebe milhares de visitantes, estrangeiros ou não, para os dez dias de festividades que incluem shows, queima de fogos de artifício na beira da água e mais de 200 barracas de comida e artesanato.

Também há atividades de lazer em outros rios de Genebra. No Ródano, um dos programas mais populares é praticar o "hot dog rafting", modalidade em canoas para até quatro pessoas. Outra opção, mais tradicional, é fazer a descida de caiaque.


Endereço da página:

Links no texto: