Folha de S. Paulo


Museu submarino com 300 esculturas é inaugurado nas ilhas Canárias

Um museu submarino com mais de 300 esculturas em tamanho real foi inaugurado nesta terça (10) em Lanzarote, a mais oriental das ilhas Canárias –que estão localizadas na costa africana, mas pertencem à Espanha.

A 12 metros de profundidade, o Museu Atlântico é uma obra do artista britânico Jason deCaires Taylor, que há mais de uma década se dedica a criar esculturas submersas. Foi ele quem fundou, em 2006, o primeiro parque de esculturas debaixo d'água, em Granada, no Caribe. Em 2009, inaugurou o Musa (Museu Subaquático de Arte) em Cancún, no México –o maior do mundo, com uma coleção de mais de 500 obras.

Ao todo, o novo museu conta com 12 instalações, compostas por mais de 300 esculturas. Uma das principais é "O Portal", que possui um espelho voltado para a superfície do oceano e contém pequenos compartimentos que servem de proteção para polvos, ouriços-do-mar e pequenos peixes.

Para conhecer o Museu Atlântico, que começou a ser construído em fevereiro de 2016, os visitantes podem mergulhar com snorkel (R$ 27) ou cilindro (R$ 41). Além de servir como ponto turístico, o projeto tem como objetivo produzir um enorme recife artificial para auxiliar no desenvolvimento da vida marinha na região.


Endereço da página:

Links no texto: