Folha de S. Paulo


Tribos da Etiópia com tradições milenares são mostradas por fotógrafo

As tribos do vale do rio Omo, na Etiópia, e sua cultura milenar atraíram as lentes do fotógrafo carioca Haroldo Castro, 64, para a região. "É um país fascinante, onde a civilização ainda está demorando para chegar –ainda bem", afirma.

A prática da pintura corporal é uma das características mais marcantes das etnias da região, segundo Castro, que já esteve seis vezes no país. Para ele, os desenhos revelam a "criatividade e a liberdade de expressão" de seus integrantes. As tintas são feitas de ingredientes naturais, como arroz e argila.

Para conhecer as tribos, conta o fotógrafo, os visitantes costumam fazer uma pequena doação para a comunidade, na forma de dinheiro (menos de R$ 100, segundo ele) ou de alimentos.

Luzes da África
Haroldo Castro
l
Comprar

A viagem para a região, contudo, não é fácil e exige dos turistas um espírito aventureiro: a jornada pelo vale do rio Omo dura cerca de seis dias e inclui a estadia em uma pousada diferente a cada dia.

O conhecimento adquirido ao longo das expedições levou Castro a criar a operadora Viajologia, que organiza viagens para a Etiópia e outros países da África.

Outras imagens do fotógrafo tiradas na África podem ser encontradas no livro "Luzes da África - Pai e Filho em Busca da Alma de um Continente" (editora Civilização Brasileira), lançado em 2012.

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem:

Mistérios do Irã, por Cristiano Xavier
Contrastes arquitetônicos de El Alto, na Bolívia, por Tatewaki Nio
Uruguai de bicicleta, por William Cardoso
Parques nacionais do Brasil, por Príamo Melo
Animais da África, por Ana Zinger
Praias do Ceará, por Marco Ankosqui
Zellfie já visitou 69 países
Bichos do Brasil, por Cristian Dimitrius
Águas de Florianópolis, por Luciana Freire
Ribeirinhos da Amazônia, por Analu Buchmann


Endereço da página:

Links no texto: