Folha de S. Paulo


Parece Caribe, mas é Brasil; veja praias paradisíacas para conhecer em 2017

Praias de areia branquinha e águas translúcidas, que misturam impressionantes tonalidades de verde e azul, não existem só no Caribe. O Brasil, com seus mais de 8 mil quilômetros de costa, também oferece opções deslumbrantes.

O litoral de Alagoas é um exemplo disso, com destaque para as piscinas naturais de Maragogi. Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, também impressiona com suas areias claras e seu mar azul-bebê.

Confira cinco destinos paradisíacos para conhecer em 2017 no Brasil.

*

MARAGOGI (AL)

Ao norte do Estado de Alagoas, fica a cerca de 130 km do Recife (PE) e a mesma distância da capital, Maceió. Seu mar tem raros tons de verde e azul, em razão dos recifes, a 6 km da costa, que protegem o litoral. A barreira também forma as belas piscinas naturais de Galés, Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba, para onde partem dezenas de catamarãs quase todos os dias –dependendo da maré.

ARRAIAL DO CABO (RJ)

Com águas cristalinas e geladas, Arraial do Cabo, a 170 km do Rio, é considerada a capital brasileira do mergulho. Um dos principais pontos para a prática é a praia do Forno, acessível por uma trilha a partir do píer da praia dos Anjos. Depois de cerca de 10 minutos de subida, a recompensa é poder se banhar no mar esverdeado, cercado por mata preservada. Outro destaque é o Pontal do Atalaia, que é dividido em duas "prainhas", separadas por rochas.

TAIPU DE FORA (BA)

É o principal atrativo da península de Maraú, que faz parte da chamada Costa do Dendê, região que compreende um espaço que vai da ilha de Itaparica até as principais cidades produtoras do fruto-símbolo da Bahia. Na praia de Taipu de Fora, há a formação de piscinas naturais de quase um quilômetro de largura. A água azul-turquesa reflete os coqueirais que fazem fronteira entre a areia e a mata. O ideal é visitar a região durante o período de luas cheia e nova, quando a variação das marés é maior.

ILHA DAS COUVES (SP)

Localizada em Ubatuba, está entre as últimas ilhas do litoral paulista antes da divisa com o Rio de Janeiro. Nela, há duas pequenas faixas de areia branca e fofa, que estão dividas por uma trilha de cerca de cinco minutos pela mata. Nas praias, é possível avistar o fundo do mar e nadar junto aos peixes. O percurso de barco até a ilha dura aproximadamente 15 minutos, a partir da praia de Picinguaba.

FERNANDO DE NORONHA (PE)

O arquipélago é formado por 21 ilhas, que se espalham por uma área de 26 km². Com águas translúcidas, a visibilidade dentro do mar chega a 50 metros, ideal para a prática de mergulho. A região é habitat de várias espécies de peixes, tartarugas, tubarões e golfinhos. Um dos destinos mais cobiçados é a praia do Sancho, sempre presente nas listas das mais bonitas do Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: