Folha de S. Paulo


Primeiro hotel permanente de gelo é inaugurado no norte da Suécia

O Icehotel, o primeiro hotel feito de neve e gelo do mundo, não irá derreter na primavera, como de costume. Por 27 anos, desde a inauguração em 1989, ele foi reconstruído com uma planta diferente a cada inverno, no pequeno vilarejo de Jukkasjärvi, no norte da Suécia.

Com o novo nome de Icehotel 365, ficará aberto o ano inteiro, graças a uma nova tecnologia de resfriamento por painéis solares. Assim, torna-se também o primeiro hotel permanente de gelo do mundo.

Localizado a 200 quilômetros ao norte do Círculo Ártico, o hotel pretende receber turistas que buscam o sol da meia-noite, fenômeno que ocorre nas proximidades dos polos da Terra durante o verão, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia.

A estrutura de 2.100 metros quadrados conta um bar, uma galeria de arte e 20 suítes. Algumas áreas ainda continuarão sendo derretidas e recriadas, para manter, a cada ano, a surpresa dos hóspedes em relação à arquitetura e às obras de arte em gelo.

Vindos do Rio Torne, cerca de 30 mil litros de água foram transformados em neve e usados na construção do hotel. Dentro das acomodações, a temperatura pode chegar a -5°C – os hóspedes se mantêm aquecidos com capas e peles.


Endereço da página:

Links no texto: