Folha de S. Paulo


Como manter seus documentos a salvo durante uma viagem de férias

Sajjad Hussain/AFP
Indiano guarda dinheiro em sua carteira
Homem guarda dinheiro em sua carteira na Índia

Perder a carteira ou tê-la roubada é sempre um incômodo, mas, quando se está de férias, isso pode arruinar a esperança de uma boa viagem.

"A dor de cabeça para resolver o problema é muito maior", diz Chris McGoey, consultor de segurança que já foi para mais de 110 países.

Mas existem maneiras de minimizar os danos causados pela perda da carteira e impedir que a viagem se torne um fracasso. O consultor dá algumas orientações.

*

Saiba o que há dentro

Em seus seminários de treinamento, McGoey pede que os participantes esvaziem suas carteiras. Segundo ele, as pessoas sempre se surpreendem com as coisas que encontram.

"Se você não souber o que há dentro, reportar a perda dos documentos se torna muito mais difícil", afirma.

McGoey sugere manter uma lista do conteúdo da carteira em um serviço de e-mail ou em serviços on-line, como o Google Drive ou o iCloud.

_

Carregue só o essencial

A maioria das pessoas leva cartões de crédito demais na carteira, diz McGoey. Ele aconselha que, numa viagem, o turista carregue só o que está acostumado a usar para as necessidades diárias.

As pessoas também não devem levar carteira de habilitação e identidade ao mesmo tempo, porque, em geral, apenas um documento de identificação é suficiente.

"Quanto mais informações pessoais a pessoa perder, mais trabalho ela terá para obter as segundas vias", diz.

_

Faça cópias

O consultor recomenda fazer cópias de tudo o que estiver na carteira. Os papéis podem ficar com alguém de confiança, junto com uma lista de telefones para os quais ligar caso a carteira seja perdida, como os números da operadora do cartão de crédito. Os documentos também podem ser digitalizados, e as imagens, enviadas via e-mail.

As cópias e a lista de números de telefone permitirão que o turista comunique rapidamente a perda dos cartões. Além disso, não há risco de ficar sem documento para a viagem de volta.

O consultor McGoey sugere ainda ter um cartão de crédito reserva em casa ou com alguém de confiança. Caso seja necessária uma substituição imediata, essa pessoa pode enviar o cartão pelo correio de modo expresso.

_

Recorra à embaixada

Se o viajante estiver em outro país, perder a carteira e não tiver cópias de seus cartões de crédito e documentos, o melhor a fazer é procurar a embaixada do país de origem.

"A embaixada pode ajudá-lo a obter documentos temporários e até lhe emprestar dinheiro", diz McGoey.

Quem contrata uma agência de viagem também pode tentar contar com a ajuda do escritório que fez a venda.


Endereço da página: