Folha de S. Paulo


Hotéis e o turismo aderem à moda dos livros para colorir

Reprodução
Panteão, na Itália, ilustrado no
Panteão, na Itália, ilustrado no "Ultimate Travel Coloring Book"

Café no saguão e chocolates deixados na cama são coisa do passado. Livros de colorir para adultos –com ilustrações inspiradas em viagens– estão entre os mimos que hotéis começaram a oferecer.

Nos últimos 12 meses, por exemplo, o Morgans Hotel Group vem oferecendo livros para colorir inspirados nos hotéis que o grupo opera em Miami, San Francisco, Istambul e Londres. Mas não é o único caso. W Hotels, Yotel New York, Four Seasons e outras companhias também aderiram à tendência.

Os livros para colorir surgiram como modinha no começo do ano passado. Em novembro de 2015, a revista "Publishers Weekly", que acompanha o setor editorial, já afirmava que "é difícil encontrar uma editora que não tenha ingressado nesse mercado".

Diferentemente de outras atividades regressivas que atraíram o interesse dos adultos, como assistir aos filmes da saga "Crepúsculo" ou ler os livros da série "Harry Potter", a moda dos livros de colorir gira em torno do cultivo da calma e na aposta de que é possível controlar o estresse com um giz de cera.

Em abril, o Morgans Hotel Group, que controla estabelecimentos elegantes como o Delano South Beach, em Miami, e o Mondrian London, começou a oferecer a seus hóspedes uma edição limitada do "Mindfulness Coloring Book", com imagens inspiradas nos hotéis da empresa, entre as quais as de um casal tomando champanhe em um banho de espuma em uma suíte do Royalton New York.

Os desenhos sugerem férias despreocupadas. Há homens e mulheres tatuados em volta de uma piscina, pessoas mandando mensagens de texto em seus celulares e uma mulher carregando uma esteira de ioga. Os livros vêm acompanhados de seis lápis para colorir, em uma embalagem minimalista do tamanho de duas caixas de fósforos.

"Acredita-se que colorir contribua para o bem-estar, o silêncio e a atenção –da mesma forma que a meditação o faz", afirma a Morgans em seu site de estilo de vida, o Back of the House. "Colorir ajuda a reduzir o estresse e a estimular a criatividade", completa.

Na Yotel New York, a busca pelo relaxamento tem um preço. O "Coloring and Activity Book", com imagens de Nova York, acompanhado de um estojo de lápis para colorir custa US$ 12 (R$ 41). Há desenhos de pessoas no metrô e, claro, muitos táxis.

DESTINOS COLORIDOS

Os hotéis não são as únicas empresas a tentar pegar carona na tendência. Em março, a Lonely Planet, editora de guias de viagem, lançou o "Ultimate Travel Coloring Book" para adultos, com imagens de destinos turísticos famosos como o templo de Angkor, no Camboja, e o indiano Taj Mahal (R$ 52,97 na Amazon).

A série "Adult Coloring Books" da editora Little, Brown traz imagens de grandes cidades, em livros com títulos como "Secret Paris", "Secret Tokyo" e "Secret New York" (cerca de US$ 11 cada um, na Amazon dos EUA).

Se eles são mesmo capazes de aliviar o estresse, livros como esses talvez representem o item perfeito para adicionar à sua bagagem de mão enquanto você se aperta em seu assento na classe econômica de um avião.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: