Folha de S. Paulo


Pista de patinação no gelo com 5.000 peixes fecha após críticas no Japão

AFP
Pista de patinação com peixes congelados em parque de diversões no Japão
Pista de patinação com peixes congelados em parque de diversões no Japão

Os japoneses são conhecidos no mundo por terem transformado os peixes no centro de sua culinária. Mas a recente iniciativa de congelar peixes num ringue de patinação em um parque temático mostrou-se menos duradoura.

Há duas semanas, o Space World, que fica no sudoeste da ilha japonesa de Kyushu, inaugurou uma pista de patinação no gelo com cerca de 5 mil peixes e outras criaturas marinhas congeladas sob a superfície.

Foi difícil de discordar com o parque por chamar a pista de "uma atração sem precedentes".

No entanto, em vez de atrair mais visitantes, o "Aquarium on Ice" acabou afastando-os. Uma revolta pública estourou nas mídias sociais, com muitas pessoas acusando o parque de crueldade aos animais.

"Por que fazem algo de tanto mau gosto?", escreveu um internauta no Facebook. "Patinar em cima de peixes mortos é uma insanidade", comentou outro. "Não é uma profanação de vidas?"

No domingo (27), o Space World pediu desculpas em seu site, dizendo que fecharia a pista até novo aviso. "Nós levamos em consideração as mais variadas opiniões, como 'vocês não deveriam usar essas criaturas para entretenimento ou eventos' ou 'pobres peixes'", dizia o comunicado. "Pedimos profundas desculpas a todos que se sentiram desconfortáveis com o aquário de gelo."

Em uma entrevista para a NHK, a rede de televisão estatal do Japão, Toshimi Takeda, gerente-geral da Space World, disse: "Pensamos que poderíamos oferecer uma oportunidade para que os visitantes desfrutassem da patinação no gelo enquanto aprendiam sobre vários tipos de peixe".

A NHK relatou que o parque deve derreter a pista e providenciar o enterro dos peixes. Ou ainda pode usar as criaturas marinhas como fertilizante.

De acordo com a imprensa japonesa, os peixes, caranguejos e outros mariscos já estavam mortos quando foram comprados em um mercado atacadista. O parque também colocou fotos, debaixo do gelo, de peixes maiores, como tubarões.

Nem todos os visitantes ficaram consternados com a atração. "Qual a diferença entre patinar sobre uma pista belamente decorada com peixes que já estão mortos e só serão jogados fora e visitar um museu para ver dinossauros mortos, também belamente decorados?", disse Oshita Ayan no Facebook. "Estou ansioso para o próximo plano."


Endereço da página: