Folha de S. Paulo


Deserto do Atacama, no norte do Chile, ganha passeio de balão

A luz dourada do final da tarde se mistura às sombras das montanhas e à superfície pálida do deserto. Conforme o tempo avança e a temperatura cai, a lua surge por trás da cordilheira dos Andes.

Os turistas, então, aplaudem o fenômeno, em um mirante no meio do salar do Atacama, no norte do Chile (a cerca de 1.600 quilômetros da capital, Santiago).

O pôr do sol é uma das principais atrações da região, em especial no vale da Lua, assim chamado porque as formações rochosas, planícies e vales lembram a superfície lunar –comparações com Marte também são comuns.

A novidade mais recente no deserto é o voo de balão, realizado no amanhecer. Desde agosto ele é organizado pela Eastern Safaris (balloonsoveratacama.com ), agência que faz o mesmo passeio na cidade de Bagan, em Mianmar, no Sudeste Asiático.

Com vento não muito forte e as baixas temperaturas da manhã (os turistas são buscados no hotel entre 5h e 7h), o Atacama reúne boas condições para os balões de ar quente ganharem os céus.

O voo, silencioso, segue por pouco menos de uma hora pela direção que o vento manda, explorando do alto as vistas da cordilheira dos Andes e das planícies do deserto. O ponto de partida e as áreas sobrevoadas não são fixas, variam de acordo com as condições climáticas –a reportagem circulou sobre as proximidades da cidade.

A partir de US$ 300 por pessoa (R$ 966; preço válido até o final deste ano), o passeio inclui um café da manhã leve enquanto o balão é inflado e um brinde com espumante e frutas no pouso.

Alguns hotéis de luxo na região de San Pedro podem incluir o voo na diária.

AMPLITUDE TÉRMICA

A porta de entrada para conhecer a região é Calama, onde há um aeroporto. De lá, cerca de cem quilômetros levam a San Pedro de Atacama, base para os milhares de turistas, com boa estrutura hoteleira –há de estabelecimentos de luxo a albergues.

Além da aridez, a paisagem tem ar mais rarefeito (a região de San Pedro está a 2.300 metros de altitude em relação ao nível do mar) e uma amplitude térmica marcante –no mesmo dia, a temperatura pode passar de 20°C durante a tarde para zero grau ao cair da madrugada.

Para chegar às principais atrações, os visitantes percorrem vias cinematográficas.

Os passeios clássicos incluem tours pelos vales da Lua e da Morte e pelo deserto de sal (por ali também visita-se uma reserva de flamingos e a laguna Cejar, conhecida por ser salgada como o mar Morto). Ainda mais alto, a mais de 4.000 metros, ficam as lagoas altiplânicas e os gêiseres de El Tatio, ao pé de vulcões.

O jornalista viajou a convite do Tierra Atacama Hotel & Spa


Endereço da página:

Links no texto: