Folha de S. Paulo


Cinco lições para tirar férias com os amigos sem estragar a viagem

Victor Ruiz Garcia - 21.dez.2012/Reuters
Turistas meditam nas ruínas de Chichén Itzá, no México
Turistas meditam nas ruínas de Chichén Itzá, no México

Tirar férias com amigos pode ser a maior diversão de uma vida ou um completo desastre. Como garantir que a viagem seja um sucesso?

"Tudo gira em torno de escolher os parceiros de viagem certos e estabelecer algumas regras básicas", afirma Melissa Biggs Bradley, fundadora da Indagare, companhia americana de viagens cuja especialidade são roteiros personalizados para grupos.

"Férias com amigos parecem uma boa ideia, mas na realidade esse tipo de viagem pode arruinar uma amizade." Abaixo, algumas sugestões para planejar uma viagem sem contratempos.

*

Estabeleça as expectativas

Não pense que seu amigo tem ideias semelhantes às suas sobre o que é uma boa viagem de férias só porque os dois desejam ir à praia. Talvez o seu interesse seja relaxar enquanto ele queira se divertir em baladas. "Tenha a certeza de que os dois sabem a ideia de férias um do outro –ou você pode estar comprando uma briga", diz.

*

Tenha um itinerário

Quando for viajar na companhia de outras pessoas, prepare uma agenda com antecedência e evite discussões tensas de último minuto. Vale recorrer a um agente de viagens para criar o itinerário ou atribuir a tarefa a uma pessoa do grupo, que equilibre atividades para todos. O roteiro deve incluir o horário de cada atividade (todas opcionais) e uma descrição do programa.

*

Guarde distância

Não é preciso passar o tempo todo grudados. Na verdade, separações pontuais fazem com que os momentos juntos pareçam mais agradáveis.

Peça o café da manhã no quarto um dia, planeje outras refeições e algumas excursões sem companhia ou só com sua família. É melhor marcar essas ocasiões com antecedência do que fazer isso quando não aguentar mais a companhia da pessoa.

*

Bob Staake/"The New York Times"

Debata questões financeiras

Discuta quem vai pagar o que antes da viagem. "Quem não bebe pode se sentir zangado por dividir contas de restaurante com pessoas que pedem vinho caro. Esse tipo de ressentimento pode arruinar uma amizade", diz Bradley.

Em passeios com a família dá para dividir as despesas totais no fim da viagem de acordo com o número de pessoas. Outra opção é fazer um revezamento no pagamento das despesas.

*

Pense nas crianças

Um amigo quer que os filhos respeitem o horário de ir dormir, o outro não se incomoda que os deles fiquem acordados até tarde. Um quer que as crianças participem de todas as refeições, o outro prefere jantares só para adultos.

Formas diferentes de criar filhos podem não fazer muita diferença em casa, mas durante as férias viram um problema. "Não é a melhor ideia tirar férias com alguém que tem opiniões diferentes sobre como criar filhos. Discuta o tópico quando começar a falar de uma potencial viagem", afirma a especialista.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: