Folha de S. Paulo


Nova loja do Eataly em Nova York será a 1ª do mundo a servir café da manhã

Pedro Carrilho - 27.nov.2012/Folhapress
Empório de queijos na unidade do Eataly de Nova York
Empório de queijos na unidade do Eataly de Flatiron district, em Nova York

O Eataly, misto de restaurante e empório gourmet, vai abrir uma segunda loja em Manhattan nas próximas semanas –esta, no complexo Westfield, do One World Trade Center.

"Achamos que pode haver um tipo de cliente diferente no centro", diz Nicola Farinetti, chefe-executivo do Eataly nos Estados Unidos, onde a marca tem como sócio o Batali & Bastianich Hospitality Group.

"Notamos que as pessoas [na região] saem de casa mais cedo, há multidões nas ruas pela manhã –por isso vamos adicionar o serviço de café da manhã, que nunca fizemos."

Um bar de sucos ficará aberto a partir das 7h, logo após as escadas rolantes que levam ao terceiro andar da quase concluída torre 4 World Trade Center, da mesma forma que o restaurante casual Orto e Mare, com um caixa em que granola, salmão defumado, panquecas, fritatas e outros pratos com ovos serão servidos.

Mais tarde, o menu vai mudar para pratos com peixes e vegetais. Sanduíches ficarão disponíveis no bar de panini.

Outras novidades nessa unidade do Eataly incluem um "salad bar" e o La Piadina, em que os tradicionais sanduíches com um pão achatado poderão ser pedidos. A maior parte das opções de jantar ficará em uma área separada, com muitas janelas, e incluíra o Rossopomodoro, de pizzas, um bar de vinhos e o restaurante Osteria della Pace, com uma entrada nobre.

Farinetti, cujo pai, Oscar, fundou a empresa há menos de dez anos, afirma que quase todo Eataly tem seu próprio restaurante-símbolo na marquise. Na primeira casa de Nova York, é o Manzo. Na nova, será a Osteria, de cozinha do sul da Itália –o chef, Riccardo Orfino, é natural do Vêneto, no norte, mas filho de um siciliano.

Como em outras unidades ao redor do mundo, haverá corredores abastecidos com produtos italianos, incluindo carnes curadas e frescas, frutos do mar, queijos, hortifrúti, condimentos, mozarela caseira, massas e sorvetes. Este Eataly também terá uma ênfase especial em pães.

O varejo normalmente responde por pouco menos da metade das vendas em lojas do Eataly, exceto na Itália, onde a receita com a venda de produtos tende a superar a das refeições por uma pequena margem.

Farinetti diz que está curioso em saber se a nova loja ficará movimentada tarde da noite; como a loja do Flatiron district, ficará aberta até as 23h.

Ele também espera saber se os clientes de Nova Jersey vão passar a fazer compras na nova loja.

Com ela, Nova York se junta a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como as únicas cidades com dois Eatalys. A de Flatiron recebeu 5 milhões de visitantes no ano passado.


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