Folha de S. Paulo


Sem Google, moradora faz 'Ovelha Street View' para atrair turistas a ilha

Explorar ruas e cidades com o Google Street View já se tornou hábito para turistas que querem saber o que verão quando embarcarem para determinado destino ou para gente que quer conhecer atrações marcantes sem sair de casa.

Pois foi justamente por causa disso que a jovem Durita Dahl Andreassen, natural das ilhas Faroë, se decepcionou com a ferramenta –presente nas mais variadas cidades e até em atrações como as ruínas de Machu Picchu e o arquipélago de Fernando de Noronha, mas não em Faroë.

"É muito estranho para mim não poder mostrar a amigos de outros países de onde eu venho. Meu país é lindo, verdejante e ainda desconhecido para a maior parte do resto do mundo", ela diz.

Durita, então, criou uma petição pedindo que o Google envie funcionários às ilhas para fazer o mapeamento. Enquanto isso, ela mesma resolveu dar um jeitinho.

Sabendo que as ilhas têm uma população de ovelhas maior que a de humanos (são 80 mil bichos, encontrados soltos pelos campos, contra 50 mil habitantes), a jovem criou o projeto "Sheep (ovelha) View".

Durita armou uma engenhoca que combina um pequeno painel solar a uma câmera 360 graus e acoplou-a ao lombo de uma ovelha. A cada minuto a câmera tira uma foto; Durita, depois, faz uma análise de todas e seleciona quais serão colocadas na internet –na ferramenta de mapas do Google e no site do Sheep View.

Por enquanto, há poucas imagens, de pradarias, falésias e uma vilinha do país, território autônomo da Dinamarca formado por 18 ilhas no Atlântico Norte.

Além de usá-las, o site do projeto promove o turismo no local, indicando 52 restaurantes e 23 trilhas pelos campos, além de atividades como pesca, mergulho e observação de pássaros.

Outra petição lançada por Durita, segundo a agência AFP, é para que todos os donos de ovelhas de Faroë equipem seus animais com câmeras, para aumentar a coleção de imagens enquanto o Google não inclui o país no Street View.

Procurado pela Folha para comentar o caso, o Google enviou o seguinte comunicado:

"Não tínhamos pensado que usar ovelhas pudesse ser uma solução, mas quem sabe numa próxima veeeeeeeez?".


Endereço da página:

Links no texto: