Folha de S. Paulo


Site cria ferramenta para usuários avaliarem companhias aéreas

O "Turismo" prepara uma seleção de dicas, novidades e eventos todas as semana. "Sobrevoo" também responde a perguntas feitas por leitores e publica fotos de viagem. Para colaborar, envie e-mail para turismo@grupofolha.com.br.

*

SITE CRIA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS AÉREAS

Joel Silva - 10.mar.2010/Folhapress
Passageiro em voo na ponte aérea Rio-São Paulo
Passageiro em voo na ponte aérea Rio-São Paulo

O site de viagens TripAdvisor lançou oficialmente, na terça-feira (12), uma nova ferramenta de avaliações, voltada para companhias aéreas e seus voos.

O funcionamento segue o padrão adotado em outras categorias do site, como hotéis, restaurantes e atrações –que recebem, de acordo com a experiência de cada usuário, comentários e notas (aos quais a empresa pode responder, e que podem ser vistos depois por outras pessoas).

As companhias aéreas podem ser avaliadas em quesitos como espaço para as pernas, comida e bebida, entretenimento a bordo e processo de check-in. Algumas empresas, como Aeroméxico e Swiss, dizem que vão estimular seus clientes a usar a ferramenta.

Veja abaixo três perguntas sobre o serviço para o gerente global de produtos de voos do TripAdvisor, Bryan Saltzburg.

Folha - Muita gente escolhe o voo pelo preço, não pela companhia ou pelas facilidades oferecidas no voo. Isso pode mudar?
Bryan Saltzburg - Turistas agora têm uma fonte confiável para tomar decisões mais bem informadas, baseadas não apenas no preço, mas na experiência completa oferecida pela empresa.

Por exemplo, tarifas econômicas premium são opções cada vez mais populares em viagens longas. Quando são oferecidas, elas são poltronas diferentes das econômicas comuns, mas como separar as duas? Qual a diferença entre elas em relação ao espaço entre as poltronas? As avaliações das companhias aéreas darão detalhes e fotos das diferentes categorias para o consumidor compreender mais facilmente se o custo extra vale a pena.

Você imagina que a maior parte das avaliações será positiva ou negativa, em um primeiro momento?
Estamos animados em oferecer uma plataforma para viajantes poderem compartilhar suas experiências de maneira sincera –positiva ou negativa. Pelo que vemos na página de hotéis, nossa comunidade geralmente tende a publicar mais comentários favoráveis, com a média de avaliação de 3,7 dos 5 pontos possíveis.

De que forma as companhias poderão engajar seus consumidores e melhorar seus serviços com base nas avaliações?
Assim como a página de gerenciamento disponível para donos de hospedagens e restaurantes no TripAdvisor, companhias aéreas cadastradas poderão responder aos comentários dos viajantes. Nós encorajamos que as empresas respondam tanto às mensagens positivas como negativas.

Não temos dados sobre quanto tempo leva em média para as empresas fazerem melhorias de acordo com o feedback dos consumidores. Mas escutamos o tempo todo sobre quão valioso é o retorno dos consumidores para elevar a qualidade do serviço.

*

TURISMO SE CONCENTRA EM 29% DAS CIDADES

Todos os turistas internacionais que visitam o Brasil se dirigem a apenas 29% das cidades do país com atrações turísticas. Esses mesmos municípios atraem 93% dos turistas nacionais. Os dados são do novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo governo federal na terça-feira (12).

O documento mapeia cidades e regiões que têm o turismo como atividade econômica. Segundo o estudo, o país conta com 2.175 municípios com essas características hoje –número 35% menor do que o do último relatório, publicado em 2013, quando 3.345 cidades estavam listadas. Em nota, o Ministério do Turismo diz que o mapa mais enxuto "retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira".

*

BRASIL E ARGENTINA QUEREM ATRAIR CHINESES

João Padua - 26.jun.2007/Folhapress
Grupo de turistas chineses tira fotos da ressaca na praia do Leblon, no Rio
Grupo de turistas chineses tira fotos da ressaca na praia do Leblon, no Rio

Os governos do Brasil e da Argentina iniciaram negociações para apresentar até setembro medidas para atrair mais turistas estrangeiros, sobretudo chineses, para os dois países. Além da divulgação de atrações turísticas, há a intenção de flexibilizar barreiras de imigração e o processo de obtenção de visto para cidadãos do país asiático.

"São mais de 100 milhões de chineses viajando pelo mundo anualmente. Apenas 70 mil vão ao Brasil e 35 mil para a Argentina", comentou o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, após reunião com o ministro do Turismo argentino, Gustavo Santos.

*

PRESTE ATENÇÃO

387: é o número (recorde) de restaurantes que participam da Restaurant Week de Nova York (EUA), que começa no próximo dia 25 e vai até 19 de agosto. Os estabelecimentos, de até 30 especialidades, servirão menus de três pratos a US$ 29 (R$ 95) no almoço e US$ 42 (R$ 137,50) no jantar

*

AGENDA

Rafael Gualda - 16.ago.2015/Folhapres
Banhistas na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo
Banhistas na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo
  • 14 julho Até o dia 17, a praia de Maresias, em São Sebastião (SP), recebe a 1ª edição do Anima Music, com shows, cinema ao ar livre e food trucks; praiademaresias.com.br
  • 24 julho Último dia do 4º Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que começa nesta quinta (14). Entre shows e aulas variadas, há tours sobre cervejas e chás (centrohistoricodecuritiba.com.br )
  • 5 agosto Começa em São Roque (SP) o 11º Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais, com venda de flores e workshops de técnicas como a kokedema, que não utiliza vasos

*

APP NA BAGAGEM

Para quem ainda planeja a viagem de férias, o Hitlist pode ajudar vasculhando sites buscadores de passagens. A ferramenta (em inglês) avisa quando são encontrados voos baratos para cada destino selecionado. Também é possível se inspirar em listas criadas pelo app

  • Nome Hitlist
  • Plataforma iOS
  • Onde App Store
  • Quanto Grátis
Divulgação
Tela do app de viagem Hitlist
Tela do app de viagem Hitlist

Endereço da página: