Folha de S. Paulo


Museu da Nasa transforma naves em parques temáticos na Flórida

Divulgação
Nave Atlantis, em exposição no Kennedy Space Center, na Flórida
Nave Atlantis, em exposição no Kennedy Space Center, na Flórida

A menos de uma hora de Orlando e da Disney, o Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, exibe como atração principal o ônibus espacial Atlantis, uma das espaçonaves usadas para construir a Estação Espacial Internacional e levar astronautas para fora da Terra.

Aposentada em 2011, a frota de ônibus espaciais americana foi distribuída a diversos museus do país, e coube ao Kennedy Space Center –de onde eram lançados esses veículos– ficar com o Atlantis, o último deles a realizar uma missão espacial.

A apresentação é transformada em um verdadeiro show. Como em um parque temático, há uso de projeções e músicas em cenas que misturam tecnologia e dramatização –e que lembram um pouco a vizinha Disney.

Mas se engana quem pensa que o apelo é apenas para os fissurados por exploração espacial. No complexo de visitantes, a Nasa sabe vender o seu peixe. Principalmente para os mais jovens.

Outro aspecto da visita é a apresentação dos elementos em desenvolvimento para a "Jornada a Marte", expressão usada pela agência para defender o envio de astronautas ao planeta vermelho até o final da década de 2030.

Há ainda eventos pontuais. Em 8 de setembro, por exemplo, será possível ver ao vivo o lançamento da nave Osiris-Rex, que vai ao espaço para explorar o asteroide Bennu.

É do lado de fora do complexo de visitantes, entretanto, que a movimentação sinaliza realmente o que de novo está no horizonte.

FUTURO ESPACIAL

O Kennedy Space Center tem três plataformas de lançamento, duas das quais são historicamente mais relevantes: a 39A e a 39B. Ambas serviam para enviar os ônibus espaciais e, antes disso, foram usadas no programa Apollo, que levou astronautas à Lua entre 1968 e 1972.

Agora elas estão inativas. Mas ambas estão sendo readaptadas para novos lançamentos. A 39A, de onde partiu a famosa Apollo 11 rumo à superfície da Lua, em 20 de julho de 1969, foi alocada para a empresa SpaceX, que planeja levar turistas à órbita terrestre.

Enquanto isso, a 39B está sofrendo modificações para servir ao novo foguete da Nasa que fará parte do projeto de viagens a Marte.

As duas plataformas estão quietas desde o último pouso do Atlantis, em 2011. Mas isso deve ser só a calmaria antes da tempestade.

O jornalista viajou a convite do Kennedy Space Center, Visit Central Florida e Florida Space Coast


Endereço da página:

Links no texto: