Folha de S. Paulo


'Capela Sistina' da Idade Média reabre em Roma depois de mil anos soterrada

Wikipedia
Vista da basílica Santa Maria Antiqua, reaberta em Roma
Vista da basílica Santa Maria Antiqua, reaberta em Roma

A Basílica Santa María Antigua, considerada a "Capela Sistina da Idade Média", reabriu no Foro Romano, no coração da capital italiana, após passar mil anos soterrada e ser submetida a um longo processo de restauração de três décadas.

Em um testemunho único da arte sacra da Idade Média e centro de afrescos dos séculos 6º ao 8º, a basílica, considerada uma das igrejas romanas mais antigas, foi quase totalmente recuperada –além de soterrada, também foi destruída por um terremoto.

Consagrada no princípio do século 6º, a igreja foi erguida sobre parte do palácio de Diocleciano, três séculos depois de o imperador Constantino 1º, o Grande, converter-se ao cristianismo, com o Édito de Milão de 313.

Composta por três naves, a Santa María Antigua conserva quatro camadas de pinturas sobrepostas durante quase três séculos, em um total de 250 metros quadrados que ocupavam toda a superfície, incluindo as colunas, com ciclos dedicados a santos e a 40 soldados cristãos romanos condenados por sua fé.

Devido a um terremoto ocorrido no ano de 847, a igreja ficou parcialmente destruída e foi enterrada para servir como cimento para a igreja barroca de Santa María Liberadora.

Em 1900, o arqueólogo Giacomo Boni descobriu o oratório da igreja e decidiu derrubar a Santa María Liberadora para ter acesso ao local. Considerada a "Capela Sistina" da Idade Média, a igreja conserva tesouros e relíquias, como um quadro da Virgem Maria.

Fechada por décadas, a igreja foi reaberta neste mês ao público, em uma ocasião única para os peregrinos do Jubileu da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco.


Endereço da página: