Folha de S. Paulo


China constrói banheiros para atrair turistas

Aly Song - 3.mar.2016/Reuters
People take pictures of themselves at Tiananmen Gate as the area near the Great Hall of the People is prepared for upcoming annual sessions of the National People's Congress (NPC) and Chinese People's Political Consultative Conference (CPPCC) in Beijing March 3, 2016. REUTERS/Aly Song ORG XMIT: DSB17
Turistas tiram selfie na praça da Paz Celestial, em Pequim

O apoio do presidente chinês, Xi Jinping, a uma campanha de construção de milhares de sanitários em pontos turísticos da China, deu início a uma era dourada para a construção de banheiros no país, agora que o governo busca promover as viagens como um novo propulsor de crescimento econômico.

Segundo a Administração Nacional do Turismo chinesa, 14,3 mil banheiros foram construídos em 2015, e 7.689 foram reformados. Em um evento em Yesanpo, uma popular cidade turística nas montanhas a oeste de Pequim, o diretor-assistente da administração do turismo, Li Shihong,informou que a organização investiria 12,5 bilhões de yuan (R$ 6,7 bilhões) neste ano na construção de banheiros, de acordo com a China News, uma agência oficial de notícias, e que "dezenas de bilhões adicionais" ainda seriam colocados em pé.

O turismo está entre as atividades que Pequim vem promovendo como parte dos esforços para reduzir a dependência da economia em relação à indústria e à construção.

As agências de viagens da China receberam o equivalente a 112 milhões de diárias individuais de turistas no quarto trimestre de 2015, 17% acima do resultado do período de um ano antes. Os gastos totais com viagens subiram em 15%, para 3,03 trilhões de yuan (R$ 1,6 trilhão), em 2014.

Entre os desafios que a campanha dos sanitários precisa superar está o fato de que "os hábitos de uso de banheiro dos chineses não são civilizados", o que gera custos maiores de suprimento e manutenção, de acordo com uma apresentação realizada em Pequim pela agência de administração turística.

Houve apelo por maiores esforços de propaganda. Uma dessas medidas envolve adesivos hoje vistos com frequência nos banheiros, com a frase "um pequeno passo à frente para você, um salto gigantesco para o comportamento civilizado".

O governo deve inaugurar ainda uma estrutura de dois andares com cinco lavatórios no piso superior e, no inferior, um café oferecendo wi-fi grátis, um terminal automático para a compra de ingressos para as atrações locais e um ponto de recarga para veículos elétricos.

Mas urinar e defecar em público continua a ser comum na China, especialmente por parte de crianças. Uma foto de uma criança chinesa, no colo da avó e defecando diante de uma loja de ponta de estoque da Burberry no Reino Unido, no ano passado, circulou na internet e se tornou o mais recente símbolo do mau comportamento dos turistas chineses. Um mapa do shopping onde fica a loja mostra um banheiro a menos de 50 metros.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: