Folha de S. Paulo


Turismo em Paris inicia retomada depois de forte queda pós-ataques

O turismo em Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo –e capital do país que mais recebe turistas –, começa a dar os primeiros sinais de recuperação após os atentados terroristas do último dia 13, que mataram 130 pessoas em diversos pontos.

A opinião é do ministro da Economia francês, Emmanuel Macron, que divulgou, nesta quarta-feira (25), um balanço da ocupação hoteleira da cidade.

Segundo o relatório do Escritório de Turismo e de Congressos de Paris, a taxa de pernoite nos hotéis parisienses caiu 24%, em média, na semana passada, a primeira depois dos ataques, em relação à precedente –no mesmo período imediatamente anterior, a variação havia sido positiva, de 2,4%.

Nesta semana, a queda perdeu força: entre os dias 22 e 23, foi de 16%.

Para a entidade, o nível de cancelamentos de passagens aéreas também voltou ao normal nesta semana depois de uma queda logo após os ataques.

"A situação está melhorando, uma volta à normalidade está em andamento nesta semana", disse Macron, em visita ao distrito financeiro de La Defense.

O ministro disse que ainda é cedo para estimar o impacto financeiro dos ataques sobre o setor de turismo –para ele, essa conta precisa levar em conta o ritmo da recuperação.


Endereço da página:

Links no texto: