Folha de S. Paulo


Prédio em Cingapura oferece 'varandas para veículos'

Divulgação
Apartamento com varanda para carros do do arranha-céu The Hamilton Scotts, em Cingapura
Apartamento com varanda para carros do arranha-céu The Hamilton Scotts, em Cingapura

A nova moda dos milionários de Cingapura é deixar seus carros na varanda de casa. Quem mora em um dos 54 apartamentos de luxo ou nas duas coberturas do arranha-céu The Hamilton Scotts, na região central do país, pode admirar seu superveículo sem se levantar da poltrona.

Graças a um box de cristal ao lado da sala de cada apartamento, Ferraris, Lamborghinis, Porsches e outras máquinas potentes e luxuosas podem ser estacionadas em cada andar. Um sistema tecnológico ainda permite que os veículos desçam para o térreo quando for preciso.

No entanto, por motivos de segurança, não é possível fazer com que os carros andem pelos cômodos. Eles ficam bem protegidos nos compartimentos de vidro, que são selados e não podem ser abertos por dentro do apartamento.

Para usá-los e guardá-los, os proprietários dirigem suas máquinas até um espaço no térreo do edifício, onde se encontra um elevador que transporta o veículo até o andar desejado pelo dono a partir de uma senha digitada em um painel.

Durante uma entrevista à emissora de televisão "CNN", o diretor do projeto, o arquiteto Calvin Sim Chen-Min, explicou que "a ideia de estacionar o carro no 'céu' está ligada ao conceito de oferecer ao veículo amado uma parte da vida cotidiana [do dono]".

A supermáquina, assim, se transforma em "um elemento de mobiliário que pode ser observado como uma obra de arte", concluiu o arquiteto. Em cada "varanda/garagem" podem ser estacionados dois carros, número que passa para quatro nas coberturas.


Endereço da página: