Folha de S. Paulo


Número de passageiros de avião deve crescer 5% em 2015 mesmo com crise

Ernesto Rodrigues-23.dez-2014/Folhapress
Movimento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no feriado do Natal de 2014
Movimento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no feriado do Natal de 2014

Mesmo com a crise econômica mundial, o volume de pessoas que viajam de avião deve registrar um crescimento neste ano, informou nesta terça-feira (1o) um executivo do ACI (Conselho Mundial de Aeroportos).

"Em 2014 cerca de 5,2 milhões de passageiros viajaram diariamente em todo o mundo e espera-se para esse ano um crescimento mundial de 5%, para 5,4 milhões de pessoas", disse Héctor Navarrete, presidente do ACI para a América Latina.

Navarrete falou na assembleia-geral do ACI, que reúne no Panamá mais de 600 delegados aeroportuários de todo o mundo.

"As expectativas são impressionantes. O tráfego no mundo está crescendo porque o turismo se transformou em uma indústria. Pelo que vemos, o ano fechará muito bem", acrescentou. Ele informou ainda que a região que mais cresce em número de passageiros no mundo é a da Ásia-Pacífico, seguida pela América Latina.

De acordo com o executivo, a atividade nos 10 mil aeroportos de todo o mundo continuará crescendo nos próximos anos, independentemente de eventuais novas crises econômicas. O crescimento se deve também ao crescimento da conectividade aérea.

Por isso, Naverrete pediu aos governos para que planejem, invistam e busquem financiamento para melhorar as infraestruturas dos aeroportos, com o aumento de pistas, plataformas e salas de espera.

"No século 21 todos querem viajar, o que explica por que as economias não vão bem enquanto o tráfego continua crescendo", disse Navarrete.


Endereço da página: