Folha de S. Paulo


Aeroporto do Recife é o melhor do Nordeste, diz pesquisa

Divulgação/Infraero
Crédito: Divulgação/InfraeroLegenda: O aeroporto internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre foi escolhido o melhor do Nordeste
O aeroporto internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre foi escolhido o melhor do Nordeste

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre foi eleito o melhor do Nordeste em uma pesquisa realizada pelo Ibope com usuários dos terminais da região.

Foram consultadas 1.422 pessoas, entre os dias 18 e 25 de agosto, nos oito aeroportos administrados pela Infraero nas capitais nordestinas (São Luís, Teresina, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador).

Cada entrevistado foi perguntado qual achava ser o melhor, o segundo melhor e o terceiro melhor aeroporto nordestino.

O do Recife foi citado por 37% dos viajantes como o mais estruturado da região. Em seguida, vieram o de Fortaleza (21%) e o de Salvador (15%).

Mais atrás, Natal (5%), Maceió, João Pessoa e Aracaju (2% cada um).

O terminal pernambucano também liderou o total de menções –levando-se em conta as aparições como segundo e terceiro melhor: foi lembrado por 57% dos entrevistados.

As demais posições se mantiveram: Fortaleza (50%), Salvador (43%) e Natal (18%).

O terminal mais visitado, no entanto, é o de Salvador –60% dos entrevistados disseram já ter embarcado, desembarcado ou feito conexões nele; o do Recife ficou em segundo lugar, conhecido por 57% dos viajantes.

Foram avaliados pelos turistas itens como a facilidade em encontrar carrinhos, a gentileza e auxílio dos funcionários, a sensação de segurança, a limpeza geral e a facilidade de achar redes de internet sem fio.

NOVO HUB

A pesquisa foi encomendada pela Fundação CTI-NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), para conhecer o perfil dos turistas e os serviços oferecidos na região.

Também foi perguntado aos entrevistados qual seria o aeroporto da região mais indicado para o estabelecimento de um novo hub da TAM –a empresa estuda criar um novo ponto de conexões internacionais em Pernambuco, Ceará ou Rio Grande do Norte.

Na pesquisa, Recife saiu novamente na frente, com 45% da preferência dos entrevistados. Fortaleza foi a segunda mais indicada, com 37% das menções; Natal teve 11%.

"O hub vai mudar a história do turismo na região Nordeste e toda a região será beneficiada, independentemente da cidade escolhida. Precisamos aproveitar essa oportunidade", disse, em comunicado, a presidente da Fundação CTI-NE, Jeanine Pires.

Espera-se que o investimento feito pela Latam alcance R$ 4 bilhões e gere até 10 mil empregos na cidade escolhida.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Endereço da página:

Links no texto: