Folha de S. Paulo


Empresas aéreas começam a oferecer benefícios à classe econômica

Divulgação
Alguns voos da Virgin America terão wi-fi mais rápido e, por algum tempo, gratuito
Alguns voos da Virgin America terão wi-fi mais rápido e, por algum tempo, gratuito

Passageiros na parte de trás das aeronaves tinham pouco para festejar durante um bom tempo, e pouco fez para melhorar a situação o conluio, como sugerem alegações investigadas pelo Departamento da Justiça, realizado entre empresas aéreas para controlar a capacidade –e, assim, as tarifas.

Ainda assim, várias viações discretamente restauraram ou adicionaram alguns confortos na classe econômica.

Em junho, a United Airlines começou a oferecer cerveja e vinho de graça para passageiros da tarifa básica em voos com ponto de origem e de partida em diferentes continentes. A companhia está igualando a oferta da American Airlines, que restabeleceu a bebida grátis na econômica transcontinental em 2012, e a da Delta Air Lines, que o fez no ano seguinte.

Em dezembro, a Norwegian Air, de baixo custo, vai introduzir voos partindo de três aeroportos da costa leste dos EUA –incluindo o aeroporto J. F. Kennedy de Nova York– para as ilhas francesas caribenhas de Guadalupe, que incluirá acesso à internet por wi-fi.

A Virgin America planeja melhorar o serviço de wi-fi para um que permitirá aos passageiros fazer streaming de vídeo em dez novos aviões que devem começar a voar em setembro. A melhoria também inclui voos entre San Francisco e o Havaí em novembro. O acesso wi-fi será grátis até que a empresa estabeleça um plano de tarifas, no ano que vem.

As mudanças refletem a estabilidade econômica do segmento, recentemente alcançada. "Toda aquela situação de estar quebrado [financeiramente] fez com que as viações implementassem um monte de medidas, algumas das quais foram inteligentes e, por isso, mantidas –tal qual taxa de bagagem–, e outras necessárias para sua sobrevivência", disse Sweth Kaplan, parceiro-gerente do site Airline Weekly.

"Melhorar as refeições e as bebidas novamente mostra a admissão de que há coisas que pessoas aturarão num voo de duas ou três horas, mas não um de longa duração."

Mesmo alguns opcionais, como a comida, mostram sinais de melhora. Neste mês, a United introduziu os menus projetados por chefs intitulados Bistro e Board. Pratos incluem ovos mexidos com frango e linguiça (US$ 10, cerca de R$ 34) e baguete de contrafilé (US$ 9,50, cerca de R$ 32) e foram disponibilizados em voos de mais de três horas e meia na América do Norte.


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