Folha de S. Paulo


Prada inaugura complexo de arte com mostras e exibição de filmes em Milão

Divulgação
Estátuas expostas em pavilhão de vidro da Fondazione Prada, em Milão, que funciona como museu e centro cultural
Estátuas expostas em pavilhão da Fondazione Prada, que funciona como museu e centro cultural

Eles adornam corpos bronzeados com produtos luxuosos desde 1913, fornecem ternos elegantes e sapatos de solas vermelhas a astros e estrelas e criaram um império de US$ 10 bilhões com mais de 300 lojas em todo o mundo.

Mas o mais ambicioso projeto da Prada até o momento nada tem a ver com produtos têxteis: é a Fondazione Prada, espécie de centro cultural e museu. "Não queremos poluir a fundação com moda", diz Patrizio Bertelli, diretor-executivo do conglomerado e marido da principal estilista, Miuccia Prada. "Isso seria explorar os artistas, e eles não gostam de ser usados como ferramenta de propaganda."

Estabelecida em 1993, a instituição montou exposições itinerantes para artistas, de Anish Kapoor a Steve McQueen, encomendou instalações a nomes como Carsten Höller e Thomas Demand, organizou simpósios de filosofia, produziu filmes de arte e publicou 40 livros e catálogos -foi até convidada a entregar o Turner, o mais importante prêmio de arte britânico.

Divulgação
No complexo em Milão, prédio modernos convivem com mais antigos
No complexo em Milão, prédio modernos convivem com mais antigos

Quatro anos atrás, a fundação estabeleceu uma galeria permanente no Grande Canal de Veneza, e neste ano inaugurou uma sede nova em uma velha destilaria na parte sul de Milão, com 19 mil metros quadrados.

Mesmo assim, vista de fora, a única indicação da presença da Fondazione Prada é uma torre dourada que se projeta por sobre os telhados da antiga destilaria. A torre exigiu o uso de quatro quilos de ouro, simplesmente aplicado à superfície.

Dentro do complexo, uma galeria de vidro cria uma vitrine para a atual mostra de estátuas clássicas, com silhuetas musculosas. A galeria é encimada por um segundo espaço, projetado sobre estrutura metálica e grossa viga exposta. Esses momentos de tensão se repetem em todo o espaço, onde o novo e velho se equilibram sem colidir.

A fachada pode se abrir como uma caixa de 30 metros de comprimento, para permitir que filmes sejam exibidos a céu aberto, e o mesmo vale para a parede de vidro da galeria -o que cria um espaço com a dimensão perfeita para a instalação de uma passarela (Bertelli insiste, porém, que não há planos para realizar esse tipo de evento no local, defendendo a separação entre igreja e Estado que vigora na Prada).

Embora seja um local atraente para passar o dia (a entrada custa ¬ 10), a questão é se essa nova cidadezinha da arte realizará o potencial do espaço. Dado o ritmo com que formula desfiles e sua capacidade de reunir famosos do mundo das artes, Prada provavelmente fará com que a ideia funcione. O que Miuccia quer, Miuccia tem.


Tradução de PAULO MIGLIACCI

*

Veja exposições da Fondazione Prada:

EM CARTAZ

'SERIAL CLASSIC'
Concentra-se nas esculturas clássicas de Grécia e Roma e explora a relação entre originalidade e imitação na cultura romana em 70 peças

'UMA INTRODUÇÃO'
A mostra emergiu do diálogo entre Miuccia Prada e o historiador de arte Germano Celant e faz alusões ao caminho entre o institucional e o pessoal

-

PERMANENTE

'PROCESSO GROTTESCO'
Explora o processo criativo por trás da fotografia 'Grotto', do artista Thomas Demand, que recriou uma gruta de Mallorca

-

PRÓXIMA

'ATLANTE DEL GESTO'
É uma série de ações coreografadas que entra em cartaz no dia 18 de setembro; será a primeira mostra com performances da Fondazione


Endereço da página: