Folha de S. Paulo


Mulher é atacada ao tirar selfie com bisão e gera alerta nos EUA

Funcionários do parque americano Yellowstone, no Estado de Wyoming, colaram cartazes pelo local para alertar turistas a manter distância dos bisões. A iniciativa aconteceu depois que uma mulher foi arremessada por um desses animais ao tentar tirar uma selfie perto dele.

Funcionários disseram que a mulher virou de costas para animal para tirar a foto. Um passante viu que ela estava próxima demais do bicho –cerca de 5 metros–, e chegou a adverti-la. Ela tentou correr, mas o bisão a alcançou e a arremessou com a cabeça.

A mulher não ficou gravemente ferida. "Ela sabia que era errado, mas pensou que não haveria problema, porque outras pessoas estavam no local", disse Amy Bartlett, porta-voz do parque. "As pessoas estão chegando perto demais dos bichos."

Esse foi o quinto acidente, só neste ano, envolvendo visitantes do parque e bisões (também conhecidos como búfalos-americanos).

Neste ano, os animais também atacaram com os chifres uma senhora de 68 anos e uma adolescente de 16, arremessaram um jovem que estava fora da trilha, além de um turista australiano.

O número de incidentes é considerado fora do comum. "Normalmente, temos um ou dois por ano", diz Bartlett.

Um fator que pode ter contribuído para o aumento de ataques é o crescimento do número de visitantes. O parque recebeu mais de 780 mil visitas em junho deste ano, um aumento de 17% em relação ao mesmo mês de 2014.

Julho e agosto costumam ser os meses com o maior fluxo de turistas no local.

O Yellowstone determina que seja mantida uma distância de 25 metros de bisões, e de 90 metros de lobos e ursos.


Endereço da página: