Folha de S. Paulo


Cientista cria 'cálculo do voo perfeito' para viajantes; conheça a fórmula

Horário de partida do voo, espaço para as pernas dentro do avião e, sobretudo, pontualidade. Esses são os três fatores que fazem com que uma viagem seja considerada bem-sucedida, segundo cálculo matemático desenvolvido por Eugenia Cheng, da Universidade de Sheffield.

De acordo com o estudo, a fórmula "(H+E-76)P/100 = X" é a conta perfeita para descobrir se seu voo será bom ou não. As letras representam os três fatores: H = horário, E = espaço e P = pontualidade.

O cálculo foi baseado em 2.500 respostas de viajantes internacionais sobre as suas próprias preferências de voos e permite calcular um índice de perfeição. Para se ter uma ideia, as viagens em classe econômica atingem no máximo 46 pontos.

O "momento" do deslocamento é o mais importante para os entrevistados, sendo que 44% deles diz que o horário de partida é o que mais incide na escolha da passagem. Para a maioria (52%), o melhor momento é a manhã —enquanto 27% escolhem viajar no início da noite. Para refletir o peso dessa preferência, foi atribuída uma pontuação de 40 para voos matutinos, 20 para noturnos e 12 para a tarde.

No quesito "espaço para as pernas", dois terços dos viajantes (61%) disseram que ele é o principal componente para um trajeto satisfatório.

Para 38% das pessoas entrevistadas, a "pontualidade" do voo é fator determinante para a satisfação.

Com base nos resultados, a "viagem perfeita" é um voo pela manhã, com um espaço para pernas de 100 centímetros e um índice de pontualidade próximo a 100.


Endereço da página: