Folha de S. Paulo


Casal dá volta ao mundo e promove intercâmbio cultural entre artesãos

Um casal de brasileiros decidiu dar uma volta ao mundo. Mas, com um toque especial: um grande intercâmbio cultural via artesanato.

A ideia, que nasceu da necessidade de economizar, mas também de continuar mantendo o contato com o artesanato, foi a de propor uma troca de presentes. Cada artesão entregaria uma de suas peças que chegaria a outro artesão pelas mãos do casal.

"Na volta ao mundo, além da questão financeira, também tínhamos que evitar carregar muito peso. Era comum descartar coisas pelo caminho." conta Rafael Coelho, 29. Ele, que sempre gostou de artesanato, teve a ideia do intercâmbio cultural para continuar próximo desse universo durante a viagem.

Foram cinco continentes, 383 dias, 24 países e 24 artesãos. Em cada país que visitavam, Rafael e Amanda Vidal, 24, encontravam um artesão e explicavam o projeto. "Nunca compramos uma peça sequer. Nós nos apresentávamos, falávamos a ideia e perguntávamos se eles queriam participar. Apenas duas vezes recebemos negativas", disse Rafael.

O resultado está em um vídeo produzido pelo casal:

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: