Folha de S. Paulo


Conheça 5 grandes bairros que se destacam para visitar pela Europa

Algumas cidades como Milão, Berlim, Madri, Londres e Lisboa são destinos obrigatórios em uma viagem pela Europa. Em cada uma dessas cidades, um bairro se destaca, seja pelas atrações noturnas, pelos parques, pelos restaurantes ou pelas lojas.

Em Milão, esse bairro é o Isola. Cercado de música, cultura e artesanato, a zona, que se encontra próximo à estação Porta Garibaldi do metrô, mistura o tradicional com o moderno. A arquitetura de suas ruas se difere da dos bairros mais turísticos e o estilo renascentista se confunde com torres futuristas, como o Unicredit Tower, considerado o maior arranha-céu da Itália. A noite é agitada, com vários restaurantes e bares, onde se pode escutar um jazz ao vivo.

Já na capital portuguesa, o bairro de Mouraria tem atraído cada vez mais pessoas de todas as idades que desejam apreciar música, comida e arte. As ruas estreitas e medievais dessa região de Lisboa já formavam um centro cultural desde o século 19, quando a cantora Maria Severa começou a fazer seus famosos shows de fado. Agora, jovens artistas se reúnem na praça Martim Moniz para organizar dezenas de shows e exposições.

Divulgação
Bairro da Mouraria, em Lisboa
Bairro da Mouraria, em Lisboa

Em Berlim, a novidade é o bairro Neukölln. Até alguns anos atrás, a região estava abandonada e ignorada pelos próprios alemães. No entanto, depois de revitalizados, os quarteirões se transformaram em um reduto de jovens artistas. As principais atrações do "Little Istambul", como também é conhecido o bairro, são os restaurantes de comida turca, a antiga fábrica de cerveja Kindl, que no momento é um centro de arte contemporânea, e o Agora Colletive, um complexo residencial com galerias, bares e alguns dos restaurantes mais baratos da cidade.

Em Londres, o bairro mais agitado é o Peckham. Situada a sudeste da capital britânica, a região é a mais moderna e pluricultural da cidade. Os quarteirões contam com dezenas de galerias de arte undregroud, bares e lojas com as últimas tendências da gastronomia, música e moda que se misturam com restaurantes africanos e caribenhos. No bairro ainda se encontra a Camberwell College of Arts, uma das maiores faculdades de arte do país.

Já em Madri, o bairro Salesas oferece sofisticação e excelente gastronomia. A região de arquitetura barroca abriga dezenas de elegantes butiques e de bares refinados, onde as famosas "tapas madrilenhas" são as especialidades. Os quarteirões também contam com várias lojas especializadas em alimentos "gourmet" e raros.


Endereço da página: