Folha de S. Paulo


'Turismo' visitou as oito praias de nudismo oficiais do Brasil; leia relatos

A partir deste ponto, a nudez é obrigatória. Não do texto, mas do corpo em oito recantos do litoral brasileiro.

Veja destaques das oito praias

Caminhar e lagartear no sol bronzeando os recônditos do físico é regra nas praias de naturismo do país –que ganharam recentemente mais um reconhecimento legal.

Roberto de Oliveira/Folhapress
Naturistas na praia de Barra Seca que é a primeira e única praia de nudismo do Espírito Santo
Naturistas na praia de Barra Seca que é a primeira e única praia de nudismo do Espírito Santo

Em novembro, a Prefeitura do Rio sancionou lei oficializando o nudismo em Abricó; outras sete praias brasileiras (na Paraíba, na Bahia, no Espírito Santo, no Rio e em Santa Catarina) são oficiais ou por força de decreto ou de lei municipal. Em qualquer outro ponto da costa em que o banhista tire a roupa, ele pode ser detido por ato obsceno.

"Já percebemos um aumento na frequência da praia com pessoas que, agora, com a lei, devem estar se sentindo mais seguras", afirma Pedro Ribeiro, presidente da associação naturista de Abricó.

Zelar pela ética do naturismo –como não deixar ninguém fotografar ou observar banhistas ostensivamente– é um desafio não só de Ribeiro. Segundo Renata Freire, que assume a presidência da Federação Brasileira de Naturismo no fim deste mês, a atividade ainda precisa ser reconhecida como algo sério.

"Há desconhecimento por parte de gente que acha que pode assumir comportamentos inadequados porque o lugar é naturista, ainda que eles sejam impróprios em qualquer lugar", diz Renata.

Segundo César Xisto, presidente da Associação Baiana de Naturismo, um homem se excitar é normal. "O que não pode é ficar se insinuando."

O "problema" da nudez para o brasileiro, diz a antropóloga e colunista da Folha Mirian Goldenberg, é que ele não a vê como uma coisa natural como em outros países.

"Na Europa, o corpo não é o principal capital das pessoas", diz. "Mesmo nua, a europeia não está se exibindo. Já a brasileira coloca biquíni, mas faz questão de mostrar a marquinha. Fica de fio dental, mas não tira a calcinha."

Para ajudar a despir preconceitos e entender como funciona o naturismo no Brasil, repórteres da Folha tiraram a sunga para contar como são as praias em que o nudismo é oficial no país.

Editoria de Arte/Folhapress
Praias de nudismo oficiais do país
Praias de nudismo oficiais do país

EM SÃO PAULO

São Paulo, o Estado mais populoso do país, ainda não tem uma porção oficial de litoral em que se possa circular nu. E deve continuar assim por mais um tempo.

A luta para oficializar a prática na praia Brava, em São Sebastião, litoral norte, já foi abandonada pela Federação Brasileira de Naturismo.

"Não queremos praias para criar caso, e lá houve um mal-estar, principalmente com os surfistas. Então, não estamos mais correndo atrás dela", afiram Renata Freire, futura presidente do órgão.

Procurada, a Secretaria de Turismo de São Sebastião disse que aguarda eventuais trâmites oficiais para ouvir a comunidade, mas ressaltou que a prefeitura não vê a Brava como ponto de naturismo –e não estimula a prática.

Segundo Renata, alguns grupos de naturistas de São Paulo miram, no momento, a praia da Desertinha, em Peruíbe (SP). Quem vai lá no fim de semana pode até encontrar alguém pelado. "Mas por lá, até onde sabemos, nenhum frequentador está em desacordo com o naturismo."

Procurada, a prefeitura de Peruíbe disse que desconhece a prática de nudismo no local.

Não é preciso, porém, ir à praia para ficar pelado em público: a federação tem, entre seus filiados, campings, pousadas e clubes em 12 Estados.

Ilustração Carolina Daffara Ferreira/Editoria de Arte/Folhapress
Dicas básicas para o nudista de 1ª viagem
Dicas básicas para o nudista de 1ª viagem

Confira relatos das oito praias:

Praia de Barra Seca (ES)
Praia do Abricó (RJ)
Olho de Boi (RJ)
Massarandupió (BA)
Tambaba (PB)
Praia da Galheta (SC)
Praia do Pinho (SC)
Pedras Altas (SC)


Endereço da página:

Links no texto: