Folha de S. Paulo


Livros trazem as melhores fotos da revista 'National Geographic'

Como contar a história de 125 anos de uma publicação? Se ela for a "National Geographic", cuja fundação completou essa idade no ano passado, talvez a melhor maneira seja por meio de imagens.

É o que se dá agora com a coleção de livros "Volta ao Mundo em 125 Anos" –de tiragem limitada a 125 mil exemplares, dos quais mil, editados em português, começam a ser vendidos no Brasil.

Os volumes são divididos por continentes: um para Américas e Antártica, outro para Europa e África e o último para Ásia e Oceania.

National Geographic (3 Vols.)
Reuel Golden
livro
Comprar

Somados, eles têm 1.500 páginas, recheadas de imagens garimpadas em um arquivo de mais de 11 milhões de fotos do acervo da National Geographic Society.

O arquivo, que mescla cenas prosaicas do cotidiano, flagrantes da natureza, retratos históricos e bastidores das mais variadas expedições, é uma verdadeira viagem –pelo espaço e também pelo tempo. Há imagens até de 1900, além de várias que foram coloridas à mão para edições da revista na década de 1910.

O Brasil está no livro: ensaios mostram o Rio na década de 1930 e em 2012, e exibem a diferença da São Paulo de 1938 e de 2002.

Mas o preço também pode ser comparado ao de uma viagem: R$ 1.299,90.

Reprodução
Turistas no alto do morro do Corcovado, no Rio, em foto de W. Robert Moore feita em 1938
Turistas no alto do morro do Corcovado, no Rio, em foto de W. Robert Moore feita em 1938

VOLTA AO MUNDO EM 125 ANOS
Editora Taschen
Preço R$ 1.299,90


Endereço da página:

Links no texto: