Folha de S. Paulo


Fotógrafo clica caça de rinocerontes; fotos estão no Álbum de Viagem

O fotógrafo Érico Hiller viajou à Africa para realizar um projeto que tinha vontade há muito tempo: registrar os rinocerontes ameaçados de extinção.

Hiller foi a quatro países, Zimbabue, Moçambique, África do Sul e Quênia, e viu de perto a matança dos animais pelos seus chifres.

Os chifres do animal são contrabandeados ilegalmente para países da Ásia, onde são popularmente consumidos devido suas supostas propriedades medicinais.

"Dizem que o chifre cura febre, convulsão, até câncer", contou o fotógrafo, "mas nada é comprovado cientificamente". Mesmo assim, o chifre é o produto ilegal mais caro da atualidade, o quilo chega a custar 60 mil dólares (aproximadamente R$ 155 mil).

Os caçadores "entram nos parques dispostos a matar ou morrer" e, quando encontram os poucos guardas florestais, "há troca de tiros", disse Hiller. Segundo ele, a caça furtiva aumentou 1.000% desde 2008, sendo a África do Sul, onde a prática é mais intensiva, o "olho do furacão" já que é o país com mais reservas e maior população de rinocerontes no mundo.

"Entendo que contar essa história é tentar compreender a insensatez humana. A história da nossa insensatez está em acabar com a existência desse animal de 60 milhões de anos", disse Hiller.

Apesar do "esplendor" de clicar lugares tão bonitos, o fotógrafo destaca a solenidade da situação. "Provavelmente foi a coisa mais fascinante que eu já fiz na minha vida. A presença do rinoceronte tem algo de divino e ver toda a força desse animal e saber que eles podem acabar por nossa causa, é muito perturbador, é muito angustiante".

O resultado do projeto está na mostra "A Jornada do Rinoceronte" que será inaugurada nesta sexta-feira (12) em São Paulo. O objetivo da exposição, contou Hiller, é "trazer um pouco de luz e reflexão" para o problema. "Tentei passar para o meu público a angústia que senti".

A JORNADA DO RINOCERONTE

Onde Praça Victor Civita - R. Sumidouro, 580 - Pinheiros
Quando de 12 de dezembro a 01 de fevereiro, diariamente das 8h às 18h
Entrada gratuita

Confira outras edições do "Álbum de Viagem":

Nordeste, por Ricardo Borges
Paris, por Antonello Veneri
Animais selvagens, por Mario Haberfeld
Nova York, por Daniel Marenco
Califórnia, por Edilson Dantas
Peru, por Fabiano Silva
Ilha de Marajó, por Zé Carlos Barretta
Acre, por Eduardo Anizelli
Utah, por Cristiano Xavier
Serra da Canastra, por Felipe Martí
Cânion do Xingó, por Ailton Cruz
Fernando de Noronha, por Adriano Vizoni
Patagônia, por André Dib


Endereço da página:

Links no texto: