Folha de S. Paulo


"Eu odeio a Tailândia": vídeo é nova estratégia do país para atrair turistas

Tem sido um ano ruim para o turismo na Tailândia e, num primeiro olhar, pareceu que um novo vídeo do YouTube estava piorando a situação.

O vídeo, chamado "I hate Thailand" (eu odeio a Tailândia), chegou a mais de 1 milhão de visualizações e foi postado na semana passada. Vários jornais tailandeses reportaram o vídeo como sendo uma notícia real, levando o ministério do Turismo tailandês a emitir uma nota explicando que se tratava de um "curta-metragem de comédia romântica" produzido por eles.

As autoridades do Turismo na Tailândia produziram o vídeo usando como estratégia a psicologia reversa para atrair turistas, após a imagem do país ter sido abalada com o golpe militar em maio e o assassinato de dois turistas britânicos, em setembro.

O vídeo, de cinco minutos de duração, mostra um turista britânico irritado em uma praia. Ele se apresenta como James e diz que sua mochila foi roubada: "Eu odeio esse lugar. Eu odeio a Tailândia", diz, enquanto se filma.

Depois de pedir ajuda a um policial, ele conhece uma atraente tailandesa e descobre motivos para gostar do país. No final, o turista consegue sua mochila de volta, com carteira e passaporte intactos, e se despede de seus amigos tailandeses.

"Tem acontecido muita especulação com o lançamento do vídeio "I hate Thailand", disse Thawatchai Arunyik, autoridade do ministério do Turismo tailandês. "Mas a intenção do vídeo era apenas mostrar a hospitalidade tailandesa renovada".

A autoridade do turismo disse que o vídeo foi inspirado em uma pesquisa que mostrava como publicidades que não revelam suas marcas tendem a receber mais interesse do que comerciais comuns.

O vídeo, que não apresenta nenhuma indicação de ter sido produzido pelo governo tailandês, foi postado em uma conta do YouTube que também não dava dicas de sua oficialidade.

A estratégia é parte de uma campanha massiva para restaurar a imagem do país no mundo e reviver o turismo, que é responsável por cerca de 7% da economia tailandesa.

Dados do governo da Tailândia revelam que o número de turistas caiu em 2014 pela primeira vez em anos, após o recorde de 26,7 milhões de turistas que visitaram o país no ano passado.


Endereço da página: