Folha de S. Paulo


Com preservação falha, Muralha da China corre riscos

A Grande Muralha da China está correndo risco. Pelo menos foi isso que disse um especialista em um seminário, reproduzido por um jornal chinês, no mês passado.

Segundo o China Daily, Wu Guoqiang, secretário-geral da sociedade da Grande Muralha da China, fundada em 1987 e dedicada à pesquisa, proteção e restauro da Muralha, afirmou no seminário que a atual preservação do monumento não é nada "otimista" em consequência do desenvolvimento industrial irresponsável e falta de recursos.

"Quase três quartos da parte da Muralha construída na Dinastia Ming (1368-1644) estão mal preservados e menos de 10% em boas condições", disse Wu.

Jorge Araujo/Folhapress
Pequim(China) 30 07 2008 TURISMO A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.1A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 221 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming). Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turísticA Jorge Araujo 703 Folhapress ORG XMIT: XXXX
A Muralha da China, importante atração turística do país

Na ocasião, o especialista revelou, ainda segundo o periódico, que em alguns trechos só restam fundações e que homens e natureza estão prejudicando a construção.

A Grande Muralha da China foi construída entre o século 3 a.C. e o século 17 para defesa militar.

"Não devemos tolerar atrasos para salvar e proteger a Grande Muralha", completou Wu.

Terremotos, inundações e erosão também prejudicam a conservação do monumento, mas a interferência humana é mais pujante, de acordo com Wu.

Os mais de 20 mil km de extensão do monumento tornam difícil a manutenção e fiscalização. Além disso, a Muralha atravessa regiões remotas, sem verba ou expertise para protegê-la.


Endereço da página: