Folha de S. Paulo


Mansão retrata a vida dos Médici

Nas colinas da localidade de Artimino, na Toscana, se localiza a mansão La Ferdinanda, patrimônio da ´humanidade da Unesco, que oferece aos turistas um retrato da história da família Médici com suas pinturas e decorações.

A mansão, também conhecida como a moradia das cem chaminés, faz parte de uma propriedade com mais de 700 hectares que se remete ao ano 996.

A Villa Ferdinanda foi construída pelo arquiteto Bernardo Buonatlenti no final de 1500, a pedido do Grão-Duque Ferdinando 1º de Médici.

As cem chaminés, construídas para manter o local aquecido para aliviar as dores de Ferdinando 1º, ainda estão ativas.

Os turistas podem explorar várias preciosidades que a mansão oferece, como uma churrasqueira construída a partir de um modelo desenhado por Leonardo da Vinci, ou o closet da grã-duquesa Maria Cristina di Lorena com suas pinturas, ou o balcão de onde os Médici "controlavam" Florença e também a capela de Ferdinando.

Nesta residência também estão 17 pinturas do artista flamengo Justus Utens em forma de meia lua que retratam todas as mansões dos Médici na Toscana. Atualmente as obras foram substituídas por cópias e as originais estão na Villa da Petraia, em Florença.


Endereço da página: