Folha de S. Paulo


Vídeos usam 'amigo gringo' para ajudar turistas em Nova York

Uma das cidades mais visitadas por turistas no mundo, Nova York (EUA) possui muitas particularidades. O viajante que não as compreende, portanto, pode ter seu dia a dia –e o relacionamento com locais– dificultado.

É seguro pegar o metrô de madrugada? Preciso mesmo deixar gorjeta para o taxista? Por que há tantos esquilos no parque? Qual é a etiqueta para visitar a Times Square?

Divulgação
O jornalista Seth Kugel durante gravação de
O jornalista Seth Kugel durante gravação de "Amigo Gringo"

Para esmiuçar o comportamento nova-iorquino e facilitar a vida do viajante brasileiro, o jornalista americano Seth Kugel, colaborador de turismo do "New York Times" e titular da coluna "Frugal Traveler", lançou na terça (14) uma série no YouTube (youtube.com/canalamigogringo ).

Batizado de "Amigo Gringo", o canal usa linguagem bem-humorada –turistas que fogem às "regras" são chamados de "p... babacas" –e mescla as explicações das idiossincrasias locais com dicas de lugares para se hospedar e comer na cidade.

"Brasileiros estão entre os visitantes mais extrovertidos de Nova York. Mas não tem jeito, turistas sempre são turistas e correm o risco de serem gringos'", diz Kugel.

O canal será atualizado às terças e sextas. O primeiro vídeo tratou do metrô; o próximo será sobre o gesto de "joia" –comum entre brasileiros, mas malvisto pelos nova-iorquinos.


Endereço da página:

Links no texto: