Folha de S. Paulo


Mostra sob Duomo de Florença, com peças do Império Romano, é aberta

O sitio arqueológico da igreja de Santa Reparata localizado sob o Duomo de Florença, foi reaberto ao público nesta quarta-feira (8).

Até o momento, esta é a única exposição do gênero, acessível ao público, que ilustra a vida da antiga Florença. A área da igreja de Santa Reparata, localizada embaixo da igreja Santa Maria del Fiore, catedral de Florença, foi aberta ao público em 1974, depois de um período de escavações que durou cerca de dez anos e agora apresenta um novo espaço.

Os visitantes poderão conhecer a história da catedral e também o passado e os casos urbanísticos de uma Florença menos conhecida, a dos romanos e a paleocristã, a arte cristã primitiva.

Pedro Carrilho/Folhapress
Piazza del Duomo, em Florença, na Itália
Piazza del Duomo, em Florença, na Itália

A nova exposição tem uma linha cronológica que começa no século 1 d.C. até o século 14, com peças da época do Império Romano, que existiam antes da construção da Igreja, até a sua fundação na Idade Média.

Painéis e vídeos em italiano e inglês completam a exposição.

Uma nova iluminação que evidencia os principais pontos da narração, como o piso em mosaico da época paleocristã realizado por mestres da África, com figuras geométricas e com um emblema em forma de pavão.

A reinauguração do espaço faz parte de uma série de intervenções realizadas pela Obra de Santa Maria del Fiore com o objetivo de melhorar o acesso aos monumentos do "Grande Museu do Duomo".

A catedral de Santa Maria del Fiore começou a ser construída em 1296 sob as fundações da antiga catedral, a igreja de Santa Reparata.


Endereço da página: