Folha de S. Paulo


Bolonha integra Cidades Criativas

A cidade italiana de Bolonha é o mais novo membro da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.

Bolonha foi escolhida durante a oitava assembleia anual do programa, que neste ano aconteceu em Chengdu, na China, de 27 a 29 de setembro.

A cidade italiana foi eleita para liderar a partir da Rede a área da música, as outras áreas do programa são o design, cinema, artesanato e arte popular, gastronomia, literatura, artes digitais.

Depois de ter hospedado a assembleia anual das Cidades Criativas em setembro de 2013, Bolonha consolidou a própria liderança no âmbito desta rede internacional da qual participam 41 cidades do mundo inteiro que compartilham iniciativas, ideias, propostas dentro das áreas citadas acima. Durante os próximos dois anos a cidade italiana terá o papel de coordenar a área da música, integrando o órgão diretivo da Rede, o Steering Group, formado por uma cidade para cada área temática.

No encontro na China participaram 41 cidades que integram a rede da Unesco e 17 cidades candidatas, provenientes de 5 continentes.

As cidades presentes discutiram sobre as atividades e sobre os intercâmbios internacionais promovidos durante o último ano, destacando a dinâmica e a eficácia dos próprios produtos culturais nos mercados nacionais e internacionais.

A Rede Mundial de Cidades Criativas foi criada pela Unesco em 2004 e tem o objetivo de desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Os membros do programa desenvolvem iniciativas a partir de parcerias entre os setores públicos e privados, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais.


Endereço da página: