Folha de S. Paulo


Feira de turismo internacional em São Paulo apresenta roteiros "exóticos"

O único lago de água salgada com paisagens naturais no Caribe, a cidade de cem habitantes da região do Alentejo em Portugal, um tour judaico e outro para amantes do golfe na Espanha, são algumas das sugestões de roteiros presentes nesta semana na 42ª Feira Internacional de Turismo da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens, a feira da ABAV, em São Paulo.

A ideia é "aguçar" o desejo dos viajantes brasileiros, que têm uma presença cada vez maior no mercado turístico mundial, pelos destinos exóticos, de acordo com vários agentes de viagens dos países que participam da feira.

"Trabalhamos com experiências únicas, diferentes de roteiros tradicionais como Madri e Barcelona. A Espanha também oferece um pacote específico para esquiar, para jogar golfe. Opções diferentes, que valorizam a degustação de vinhos e a gastronomia são as que mais têm crescido", comentou para Jordi Novas, do Escritório Espanhol de Turismo.

Esses roteiros, acrescentou Novas, "dão valor" a elementos como a vinicultura e a gastronomia através de propostas ousadas como o "laboratório enológico submarino", que oferece mergulho com degustação de vinhos do País Basco, e o roteiro "Via de la Plata", com passeios pelas históricas Mérida e Extremadura.

Outro país que aposta pelo "exótico" em sua oferta turística é a República Dominicana, com o fenômeno natural do nascimento de baleias entre janeiro e março na península de Samaná.

"Samaná é uma região com pequenos hotéis para desfrutar da paisagem natural, mas também oferece os grandes 'resorts', onde há uma gastronomia com influência europeia de bastante destaque", relatou à Efe a diretora de Promoção do Ministério do Turismo do país caribenho, Jennifer Ortiz.

Outra região dominicana que chama a atenção por suas belezas naturais é o sul da ilha de La Espanhola, repleto de praias e matas virgens, onde se encontra o lago Enriquillo, o único de água salgada do Caribe, e onde é possível praticar esportes de aventura.

Montevidéu, a capital uruguaia, e todo o turismo desse país do Cone Sul também estão sendo promovidos durante a feira através de lugares atrativos como o balneário de Punta del Este, muito acessível para os turistas brasileiros.

No outro extremo da América do Sul, a cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, se apresenta como uma das portas de entrada do Caribe, com ilhas turísticas e um comércio local com artesanato das comunidades palanques, além da gastronomia típica.

Alentejo, em Portugal, também se apresenta como uma dos locais a serem "descobertos" na Europa e que tem como destaque o valor histórico e a gastronomia distinta das tradicionais metrópoles, como Porto e Lisboa, segundo o representante de Turismo dessa região, Vítor Silva.

"O Alentejo é a alma gastronômica de Portugal e o brasileiro precisa conhecê-lo, pois reúne cultura e história em cidades com mais de 2 mil anos, presentes em nosso cotidiano. É possível andar pelas mesmas ruas que romanos e árabes transitaram séculos atrás", disse Silva.

O atrativo maior do Alentejo é seu litoral, que tem a maior extensão de praias contínuas do continente europeu, com 40 quilômetros, e "tipicamente desertas" para quem busca um refúgio, lembrou.

Para incrementar o desenvolvimento turístico, os governos do Brasil e da África do Sul assinaram hoje, durante a abertura da feira, um memorando para fortalecer os laços de cooperação no turismo, através da promoção dos patrimônios histórico e cultural de ambos os países.

A feira, orientada em seus primeiros dias para os negócios entre as operadoras do setor, abrirá suas portas nos dias 27 e 28 de setembro para o público em geral, interessado em conhecer novos destinos oferecidos pelos diferentes países.


Endereço da página: