Folha de S. Paulo


Foguetão Saturno 5, do Centro Espacial da Nasa, justifica ida a Houston

Os museus de Houston são muito bacanas e convidativos, mas imperdível mesmo, de verdade verdadeira, é uma visita ao Centro Espacial da Nasa. Pode até ser a justificativa, a razão e o porque de uma viagem a Houston -se o turista viajar com crianças pequenas, então, a diversão será maior ainda.

As instalações da Agência Espacial dos Estados Unidos ficam longe da região central da cidade -de ônibus, com trânsito normal, dá cerca de uma hora de viagem, e dá para ir dormindo o tempo todo, pois as poltronas são estofadas e bem confortáveis.

No caminho, passa por um shopping enorme -Baybrook Mall-, que pode dar água na boca em viciados em compras. Quem procura lojas de grife e produtos sofisticados, porém, fica bem atendido com as casas do distrito de compras, na região central, ou com as do La Galeria, mais famoso centro de compras de Houston.

Divulgação
Saturno 5, o
Saturno 5, o "foguetão" exposto no Centro Espacial da Nasa em Houston

No Centro Espacial, a primeira atividade é um passeio de jardineira pelas instalações do complexo. Há várias paradas. Em uma delas, é apresentado um breve vídeo sobre as aventuras espaciais norte-mericanas; em outra, os visitantes circulam sobre a antiga sala de controle das missões espaciais.

O que mais impressiona, porém, é a visita ao pavilhão do Saturno 5. Trata-se efetivamente de um foguetão: de pé, é mais alto do que um prédio de 36 andares. No espaço de visitas, está deitado; mesmo assim, sua massa deixa os turistas boquiabertos. Durante o tour, a passagem por ali é mais rápida do que muitos poderiam desejar, mas há tempo para uma leitura ligeira das informações sobre o foguete, "o mais poderoso jamais construído", segundo a Nasa.

Lunamarina/Fotolia
Centro financeiro de Houston visto do parque Eleanor Tinsley
Centro financeiro de Houston visto do parque Eleanor Tinsley

De volta ao bloco principal, cada um pode procurar sua turma. Há sessões de filme sobre o programa espacial norte-americano, uma galeria com mostra de roupas de astronautas e outras lembranças das viagens espaciais. Há muita diversão para a criançada, desde jogos mais simples até brinquedos educativos mais sofisticados.

Marmanjos também têm direito à momentos de lazer relaxado. Podem controlar modelos de veículos robóticos que circularam pelo espaço lunar ou tirar fotos colocando o rosto numa montagem de traje espacial -muitos certamente juraram que jamais fariam tal coisa, mas, quando chega a hora...

Turistas que prezam suas refeições talvez considerem a hora de passar pela praça de alimentação o pior momento da visita ao Centro Espacial. Há vários estandes, com diferentes ofertas de sanduíches e bebidas em "baldes". Dá para encarar, mas visitantes de estômago mais refinado vão preferir levar frutas e barras de cereais, deixando para mais tarde uma refeição mais substancial.

CENTRO ESPACIAL DA NASA
quando seg. a sex., das 10h às 17h; sáb. e dom., das 10h às 19h
quanto US$ 22,95 (R$ 54)
site spacecenter.org

LEIA MAIS

É possível conhecer Houston, no Texas, de ônibus

Área dos museus de Houston é totalmente caminhável


Endereço da página:

Links no texto: