Folha de S. Paulo


Hotéis dão descontos para turistas que curtem páginas em redes sociais

Hoje parece ser mais fácil obter benefícios, em viagens, a partir do Twitter e do Instagram do que dos programas de fidelidade de hotéis e companhias de aviação.

Viajantes ativos nas redes sociais conseguem passes para salas de espera VIP em aeroportos, descontos em diárias de hotéis, drinques grátis e check-outs estendidos.

E um novo site de reservas vai além. Com ofertas de hotéis em Nova York, Los Angeles e Miami, o Hotelied promete ofertas personalizadas para viajantes a partir de informações de suas contas de redes sociais.

Essa talvez seja a mais ambiciosa adição ao crescente número de oportunidades oferecidas aos viajantes bem conectados nesses sites.

Em 2011, a marca Radisson Blu Edwardian começou a oferecer check-outs estendidos aos hóspedes que fizessem reservas nos hotéis de Londres e Manchester via Facebook ou Foursquare.

No ano passado, a American Airlines ofereceu acesso às salas VIP a viajantes com 55 pontos ou mais no Klout.com, site que mede a influência digital dos usuários (a média é de 40 pontos).

Há algumas semanas, o InterContinental Hotels Group convidou viajantes a usar o Instagram para concorrer a uma viagem a Nova York.

E os benefícios continuam a proliferar. A mídia social se tornou parte tão importante da experiência de férias quanto o protetor solar, e descontos e brindes estão sendo oferecidos também por redes como Pinterest e LinkedIn.

Quanto mais seguidores você tem, e mais robusta a sua presença digital, mais atraente você se torna para as marcas. Mas a verdade é que ninguém precisa ter legiões de seguidores para ser elegível para muitos dos benefícios.

No entanto, é preciso considerar se você realmente deseja fazer o que é requerido para receber esses benefícios. Muitas vezes, conseguir tais vantagens significa sacrificar a privacidade ao permitir que sites tenham acesso às suas contas de Facebook e Twitter.

E seja cuidadoso com a frequência de posts em troca de benefícios, ou correrá o risco de alienar seus amigos e seguidores, que podem vê-lo como garoto-propaganda.

Último alerta: tuitar e verificar posts com frequência suficiente para ganhar recompensas significativas requer tempo. Você dispõe dele?

Veja a seguir um guia para boas ofertas recém-colocadas nas redes sociais:

HOTELIED Quando você assina esse novo serviço de reservas de hotéis, é convidado a compartilhar suas contas de mídia social e seus programas de fidelidade. As informações são usadas para determinar que preços você está disposto a pagar e ofertas personalizadas para seu perfil. Informações: hotelied.com.

CITIZENM HOTELS A rede de hotéis butique tem por há- bito convidar seguidores a se hospedar de graça em unidades que estão por ser inauguradas, a fim de testar suas operações. Informações: citizenm.com.

MARRIOTT "Compartilhe, curta, tuíte e repita" é o lema do novo programa PlusPoints da cadeia de hotéis, que permite que viajantes ganhem 2.000 pontos no programa Marriott Rewards ao interagir nas redes sociais. Os pontos podem ser usados para conseguir descontos. Informações: marriottrewardspluspoints.com.

HILTON A cada semana, até 26 de outubro, a rede oferece estadia grátis em qualquer uma de suas unidades ao redor do mundo a viajantes que compartilharem imagens com a hashtag #HiltonStory. Informações: hilton.com.

MANDARIN ORIENTAL PARIS A partir de outubro, o hotel vai sortear o pacote "Selfie em Paris", que inclui diária com café, carro e uma lista de locais para tirar o "selfie perfeito". Concorre quem postar selfies com a hashtag #MOselfiecontest. Informações: mandarinoriental.com/paris.

KIMPTON Em julho, a rede lançou um novo programa de fidelidade. Entre as maneiras de conquistar pontos está mencionar a marca nas mídias sociais. Informações: kimptonhotels.com


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