Folha de S. Paulo


Itajaí, em Santa Catarina, será um dos polos da temporada de minicruzeiros

Itajaí (SC) entrará nesta temporada na lista dos polos de minicruzeiros do país. Com os 17 roteiros que passarão pelo porto, o município ficará atrás apenas de Santos –que será escala de 102 viagens–, Búzios, Ilhabela e Angra dos Reis (cidade da qual Ilha Grande faz parte).

Já as grandes cidades do Nordeste, com exceção de Salvador e Ilhéus –onde muitos cruzeiros regulares fazem paradas–, devem ganhar relevância no ano que vem.

Isso porque Fortaleza, Natal e Recife ganharam novos terminais de passageiros. Eles ficaram prontos antes da Copa do Mundo e já receberam cruzeiros, mas só passarão a funcionar plenamente após o arrendamento das operações para a iniciativa privada, como ocorre em Santos (SP). Os editais devem ser publicados até o final de 2014.

A Secretaria de Portos, do governo federal, usa esses investimentos, mais as reformas dos portos de Santos e Salvador, para rebater as críticas da Clia Abremar Brasil, que reúne as principais armadoras e agências que operam cruzeiros. Ela relaciona a redução do número de navios nas últimas quatro temporadas à estrutura deficiente dos portos e às altas taxas portuárias do país.

Temporada de cruzeiros será marcada por roteiros de curta duração

Minicruzeiro na Amazônia inclui seis passeios e atividades das 6h à 1h


Endereço da página:

Links no texto: