Folha de S. Paulo


Em Danakil, na Etiópia, a hospedagem é sob as estrelas e não há banheiro

A placa "Afarik hotel", pregada numa choupana de madeira, é uma provocação bem humorada aos turistas que chegam a Hamed Ela, vilarejo-base da depressão de Danakil. O grande serviço ali oferecido é a receptividade. E só.

As camas, feitas de madeira, com estrado de palha trançada e um fino colchão, surpreendem pelo conforto. A estrutura de recepção supõe ausência total de chuva no deserto, já que o visitante dorme ao ar livre.

A aposta não foi certeira durante a visita da Folha, que enfrentou leve chuvisco às 5h na primeira noite, e forte chuva de dez minutos perto das 21h na segunda. Dano contornável.

A hospedagem exige também adaptabilidade a uma vida primitiva. Não há banheiro no local, e a única opção com paredes não é nada convidativa. A maioria adota a solução local: afastar-se do pequeno vilarejo para necessidades sanitárias, principalmente à noite, contando com a privacidade da escuridão.

O vilarejo tem duas bombas manuais instaladas por ONGs que puxam água do subsolo. Com elas, o turista pode tentar improvisar um banho, caso queira experimentar poucos minutos de limpeza. A poeira levada pelo vento logo lembrará que está num deserto.

As agências de viagem oferecem comida simples, principalmente macarrão de preparo rápido, e água engarrafada, em geral incluídas no pacote contratado. Hamed Ela conta com uma birosca na base militar, na qual pode-se beber cerveja e escutar música etíope. O gerador autoriza o luxo de bebidas frescas até as 21h.

O vilarejo é composto por cerca de 200 choupanas de madeira extremamente simples. Boa parte ali vive da receita comunitária com turistas ou da extração de sal no lago Asale.

Cabras e mulas circulam no ambiente. Assim como em diversos países africanos, o assédio das crianças é constante. Brincadeiras simples –e universais– as divertem e criam ambiente amistoso.
Já no Erta'Ale, a noite é em esquema de acampamento, com um fino colchão sobre pedras vulcânicas e saco de dormir sob as estrelas. As casas de pedra perto da cratera são exclusivas dos soldados, que ali ficam baseados.

Lagos de ácido e vulcão ativo formam paisagem surrealista na Etiópia

Veja lista de locais onde temperaturas já ultrapassaram os 50°C


Endereço da página:

Links no texto: