Folha de S. Paulo


Cidade dos Spurs, time do 1º brasileiro campeão da NBA, tem bares à beira-rio

"Não se meta com o Texas" é o beligerante slogan do Estado sulista americano, famoso pelo gado, pelo petróleo e pela bravura. Apesar de guerreira, palco de uma das mais sangrentas batalhas da história dos Estados Unidos, San Antonio, uma das principais cidades texanas, parece dizer o contrário, com seu espírito hospitaleiro e alegre.

E, para os brasileiros, agora também diz: é a cidade do San Antonio Spurs, time de basquete que conta com Tiago Splitter, o primeiro brasileiro a levar um título da NBA, conquistado no domingo (15).
Ainda que reverencie o passado militar, abre braços festeiros para o turista, fazendo grandes festejos de rua e aproveitando o rio que serpenteia pela região central.

Leekris/Fotolia
River Walk, que fica no centro da cidade texana, às margens do rio San Antonio
River Walk, que fica no centro da cidade texana, às margens do rio San Antonio

A Fiesta San Antonio é o maior evento local. Realizada em abril, dura mais de 15 dias e é uma espécie de Carnaval mais bem-comportado –há desfiles e cortejos de carros alegóricos, música, dança e muita comida.

Diversos folguedos de rua aproveitam o River Walk –mais de 20 quilômetros de calçadas às margens do rio San Antonio. Dá para caminhar ou pedalar por toda a área, mas, em alguns pontos, é preciso atenção com tanto movimento de pessoas nos bares e restaurantes.

Editoria de Arte/Folhapress

Há ainda pontos de embarque para tours de meia hora pela área mais agitada do rio.

Em maio, há um desfile de barcos em homenagem às Forças Armadas; em agosto, há uma competição de canoas. No meio-tempo, há feirinhas na beira do rio e shows especiais aos fins de semana.

Subindo as escadarias que levam ao nível da rua, também há muita diversão.

La Villita, por exemplo, é um local imperdível, em que casas históricas recuperadas viraram lojinhas de artesanato e lanchonetes.

Falando em comida, uma das festanças locais é a Meatopia, uma orgia dedicada à carne, que neste ano será no início de novembro.

Há ainda festas engajadas. Em janeiro, realiza-se anualmente uma marcha em memória do líder dos direitos civis Martin Luther King (1929-1968). Em março, uma passeata lembra a ação do militante trabalhista e ativista sindical Cesar Chavez. Há também festivais que homenageiam a cultura latina, marcante na cidade, e celebrações da batalha do Alamo.

A fortaleza do Alamo, aliás, é o coração da cidade, e ponto de referência: San Antonio também é conhecida como "The Alamo City".

Antiga sede de uma missão religiosa, a fortificação foi, em 1836, palco de uma das mais violentas –talvez a mais sangrenta– batalhas da guerra de independência do Texas contra o México. Lá, o turista fica sabendo da história da batalha.

AO AR LIVRE

O viajante que gosta de atividade física ao ar livre tem muitas opções em San Antonio, que é uma cidade basicamente plana, ótima para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.

Para corredores, a prova River City Run é "sopa no mel". Não se trata de uma corrida tradicional -aqui, o objetivo é conhecer a cidade suando um bocadinho.

Os corredores começam na fortaleza Alamo e vão correndo até outras atrações, como a Tower of The Americas –de onde, do alto, tem-se uma vista panorâmica da cidade– sempre parando para ouvir informações sobre os pontos.

ALAMO
QUANDO até 23.ago, todos os dias, das 9h às 19h; no resto do ano, todos os dias, das 9h às 17h30
QUANTO entrada gratuita
MAIS thealamo.org

RIVER CITY RUN
QUANDO ainda não há data para o ano que vem, mas a prova costuma ser em maio
MAIS runrivercity.com

MEATOPIA E OUTRAS FESTAS
MAIS visitsanantonio.com


Endereço da página:

Links no texto: