Folha de S. Paulo


Região ao norte de Nova York, Finger Lakes oferece compras e passeios

São 11 lagos que, vistos de cima, parecem dedos: são longos e estreitos. É por causa desse formato que a região, ao norte da cidade de Nova York (EUA), é chamada de "Finger Lakes" (lago dos dedos). A área é conhecida por sua beleza natural, sendo formada por lagos e parques, além da singularidade das aldeias indígenas.

Dennis Nett/Reuters
Vista aérea de mansão em Finger Lakes, região norte de Nova York
Vista aérea de mansão em Finger Lakes, região norte de Nova York

Os lagos que atravessam a região –Otisco, Skaneateles, Owasco, Cauga, Seneca, Keuka, Canandaigua, Honeoye, Canadice, Hemlock e Conesus– são batizados, em alguns casos, com nomes de tribos indígenas (isso se dá porque Finger Lakes é a pátria dos Iorquis).

Os Iorquis são conhecidos por, no período colonial, terem impedido o avanço dos europeus na área. Além de seu valor histórico, Finger Lakes é conhecida por ter a maior produção de vinho do Estado de Nova York. De um lado ao outro dos lagos, é difícil contar todas as adegas e plantações de uva.

Os tipos são variados e vão desde chardonnay a riesling, gewürztraminer a pinot noir, de cabernet franc a vidal blanc. A experiência de uma parada em uma adega, nos arredores de Rochester, não é completa se o famoso vinho gelo, uma deliciosa sobremesa de vinho que é produzida a partir de uvas congeladas naturalmente, não for provado.

E não é só o vinho que toma conta de Finger Lakes –cervejas também tem seus 15 minutos de fama. Cada lago tem um roteiro da cerveja, com muita variedade. Se a natureza e as bebidas não são suficientes, Finger Lakes oferece também passeios urbanos em suas principais cidades, Rochester e Syracuse. Ambas fazem a alegria das crianças com suas atrações.

Por último, mas não menos importante, Finger Lakes tem vários resorts de neve ao pé das montanhas Bristol, Greek Peak e Toggenburg.


Endereço da página: