Folha de S. Paulo


Turismo na Islândia cresce graças à série "Game of Thrones"

O norte da Islândia é bem frio no inverno. Ao sul do Círculo Polar Ártico (apenas a 100 km dele), ficam algumas das locações do "Game of Thrones", uma das séries de maior sucesso da TV hoje.

Sucesso este que fez com que a chegada de turistas estrangeiros à Islândia crescesse consideravelmente: houve um aumento de 40% no número de turistas que visitaram o país em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado –as autoridades islandesas, no entanto, dizem que é muito cedo para ligar o incremento no turismo com a série.

Reprodução/YouTube
Ian McElhinney, Emilia Clarke, Iain Glen e Nathalie Emmanuel em cena da quarta temporada de 'Game of Thrones'
Ian McElhinney, Emilia Clarke, Iain Glen e Nathalie Emmanuel em cena da quarta temporada de 'Game of Thrones'

Não é só a ilha que está se beneficiando do alcance da série. Também cenários de reinos, o norte da Irlanda, Marrocos e Croácia estão na rota dos fãs de "Game of Thrones".

A Irlanda já oferece, por exemplo, itinerários pela costa do país, que podem ser feitos em três dias, com carro alugado. O passeio passa por Ballintoy, locação da região de Iron Islands.

Uma agência de viagens de luxo da Inglaterra já oferece, inclusive, um tour pelas locações mais quentes e geladas de "Game of Thrones". A viagem começa em Dubrovnik, na Croácia, local da capital fictícia de Westeros, e passa pela Islândia, com estadias em hotéis de luxo e visitas à diversas locações nas regiões norte e sul do país. O pacote inclui uma refeição ao ar livre, outra ao redor de uma mesa de gelo, com os convidados se aquecendo sob mantas pretas e peles de animais similares às usadas por soldados da Night's Watch da série.

Akureyri, a maior cidade do norte da Islândia, foi a casa de 270 membros da equipe e do elenco durante a filmagem da terceira temporada de "Game of Thrones". Lá, é possível visitar a Godafoss (cachoeira dos deuses), a mais conhecida atração turística local. O lago Myvatn, cenário de várias cenas da série, também deve ser visto: o local é rodeado por lava vulcânica.

Em Hverir dá para ver gêiseres e piscinas de enxofre borbulhante (o cheiro, claro, não é nada agradável).


Endereço da página: