Folha de S. Paulo


Curitiba inclui Zombie Walk no Carnaval para quem não gosta de folia

Conhecida pela falta de tradição em samba e Carnaval, Curitiba resolveu "se assumir" e está chamando turistas para aproveitar um feriado "alternativo" na cidade, que costuma ficar às moscas.

A ideia é oferecer um roteiro de tranquilidade. "Quem não curte sair atrás do trio elétrico, ou desfilar em escola de samba, ou sair num dos 500 blocos do Rio, vem para Curitiba", diz o presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão municipal de turismo, Paulo Colnaghi.

Nelson Almeida/AFP
Jovens participam de Zombie Walk

A prefeitura elaborou pela primeira vez uma campanha para atrair o turista avesso à folia. O filão foi descoberto no ano passado, quando guias de turismo municipais encontraram, num dos parques da cidade, um ônibus com 20 casais cariocas que tinham fugido da folia do Rio de Janeiro. "Eles não gostavam de Carnaval. Aí, alugaram um ônibus e vieram para Curitiba", conta Colnaghi.

Os alvos da campanha deste ano, não por acaso, são os moradores de Rio, Recife e Salvador, além dos vizinhos paulistas e catarinenses.

"É aquele contrafluxo: enquanto todo mundo está indo para lá, você está vindo para cá", diz Colnaghi."Venha passear no parque, tomar um café, fugir da loucura. É uma delícia", completa.

Não é que a programação do Carnaval da cidade tenha sido eliminada: o desfile das escolas de samba, que existe modesta e esforçadamente há mais de 20 anos, permanece, assim como os grupos de pré-Carnaval que atraem milhares de pessoas às ruas. "Mas esse é um Carnaval para as pessoas de Curitiba, e não para o turista", afirma Colnaghi.

Além do sossego, a cidade também quer oferecer a excentricidade de um já tradicional evento de rock desta época, o Psycho Carnival, que está em sua 15ª edição e reúne entusiastas do psychobilly de todo o mundo.

Até festival de filmes de terror e uma caminhada de zumbis, a clássica Zombie Walk, estão na programação. No ano passado, 6.000 pessoas fantasiadas de zumbis e outras assombrações caminharam pelas ruas da cidade.

Para completar o Carnaval (bem) alternativo, Curitiba também sediará, durante o feriado, que começa no dia 1º de março, o "Primeiro Fórum Mundial de Vida Inteligente no Universo", organizado por um instituto local que promove "o intercâmbio entre o conhecimento científico e a espiritualidade".

Pesquisadores dos EUA, do Chile e do Peru devem ir à capital paranaense relatar suas experiências sobre acidentes alienígenas e "culturas cósmicas".

Conalghi promete: "De zumbis a discos voadores, passando pelo rock. Vai ser um Carnaval bem bacana".

*

PSYCHO CARNIVAL
Quando de 28 de fevereiro a 3 de março
Onde Jokers Pub (rua São Francisco, 164, centro)
Quanto R$ 35
Site facebook.com/psychocarnival

FÓRUM MUNDIAL DE VIDA INTELIGENTE NO UNIVERSO
Quando de 1º a 4 de março
Onde hotel Lizon (rua Sete de Setembro, 2.246, centro)
Quanto R$ 150
Site vidainteligentenouniverso.com.br


Endereço da página:

Links no texto: