Folha de S. Paulo


Site localiza hotéis e programas 'pet friendly' na Europa

Cães que querem passear pela Europa: vocês já têm um site que lista onde são bem-vindos. E serve para os donos também.

O Trip for Dog facilita o planejamento de viagens entre "melhores amigos". Com o site, dá para saber onde é possível se hospedar, comer e passear com seu cachorro sem surpresas em países europeus.

Arquivo pessoal
Mela, cachorra de italiano que criou o site Trip for Dogs, para materia de Turismo (Foto: Arquivo Pessoal) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Mela, a vira-lata do criador do Trip for Dog

A ideia foi de Marco Fabris, diretor de arte digital italiano que mora em Londres. Ele tinha dúvidas em como levar Mela, uma vira-lata de dois anos e meio, em suas viagens.

"Ia viajar de Milão para a Andaluzia, na Espanha, com Mela e percebi que eram muitas as dificuldades, desde de saber como tirar um passaporte para ela até encontrar um lugar para almoçar em que ela pudesse estar comigo", diz Fabris.

Ele decidiu, então, criar um sistema de geolocalização e dividir experiências e locais apropriados para os animais.

"Quis criar algo para ajudar as pessoas a levar seus cães em suas férias com a família, como é certo que seja".

É fácil navegar pelo site, que, por enquanto, só está disponível em italiano –Fabris tem planos de expandir o serviço para outros idiomas em breve. Graças aos ícones que "legendam" o serviço de busca, porém, não é preciso ser versado na língua de Dante para conseguir usar o site.

É possível fazer buscas por cidade ou serviço –o filtro pode ser hospedagem, transporte, natureza (parques e praias onde os cães podem brincar e passear), serviços ("dog-sitter", pet shops), hospitais, restaurantes e esportes (piscinas para cães estão na lista).

Clicando nos ícones do mapa dá para descobrir, por exemplo, que o hotel Ibis em Valentin Beato, Madri, aceita cães e que dá para brincar com seu cachorro na Bau Bau Beach, em Santa Margherita Ligure, na Itália.

A ideia é não gastar energia inutilmente e desperdiçar um tempo precioso das férias procurando um lugar onde seu cachorro seja, de fato, bem recebido.

A localização de serviços "pet friendly" está disponível desde o início de dezembro apenas para Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Luxemburgo, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suíça e Tunísia, mas Fabris quer ampliar seu mapa.

"Já tenho algumas pessoas que, do Japão, estão começando a me ajudar com a geolocalização das estruturas da ilha", conta.

"Vou sair em breve com Mela para testar a estrutura que existe para ela na Europa. Estamos apenas começando uma viagem incrível e uma aventura de trabalho. Temos ainda muitos caminhos a percorrer", diz Fabris.

Aqui no Brasil, dá para consultar o site da agência Turismo 4 Patas para saber onde é possível se hospedar com seu cão pelo país.


Endereço da página:

Links no texto: