Folha de S. Paulo


Governo de São Paulo quer fazer de Guaratinguetá e Brotas estâncias turísticas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deve encaminhar à Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (3), o projeto de lei que eleva à categoria de estância turística a cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba.

A assinatura será feita em um evento na secretaria de Turismo da cidade. Guaratinguetá viu o fluxo de turistas crescer exponencialmente depois da canonização, em 2007, do padre Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão --o primeiro santo brasileiro nasceu ali, em 1739.

Em junho do ano passado, a secretaria de Turismo do Estado criou um passeio batizado de Rota Franciscana Frei Galvão --um trajeto de 750 km de caminhadas contemplativas e peregrinação por 31 municípios do interior de São Paulo. A rota, que tem Guaratinguetá como ponto de convergência, reproduz a trajetória de vida do santo.

A cidade de 110 mil habitantes, a 187 km da capital, também possui casarões e fazendas de café da época colonial e mata preservada nas encostas da serra da Mantiqueira.

Em 19 de outubro, Alckmin já havia protocolado na Assembleia o projeto para que Brotas, a 246 km da capital, também se tornasse uma estância.

O TÍTULO

Ser promovida à categoria de estância significa receber um repasse de verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão governo do Estado para fomentar a indústria e a infraestrutura turística nesses locais. Neste ano, o dinheiro distribuído deve somar R$ 285,4 milhões.

Hoje, 67 municípios paulistas são considerados estâncias --elas são divididas em balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas. No grupo há locais como Ubatuba, Águas de São Pedro, Holambra e Campos do Jordão.

Em outubro, a associação das prefeituras de estâncias enviou ofício ao governador reconhecendo que Brotas, Guaratinguetá e Olímpia reuniam condições de se juntar ao grupo.

Reportagem da Folha em fevereiro deste ano mostrou que a Assembleia Legislativa somava mais de 400 projetos pedindo a "promoção" de 198 cidades. A última inclusão foi a de Tupã, em 2003.


Endereço da página:

Links no texto: