Folha de S. Paulo


Saranda é a estrela da riviera albanesa

As praias albanesas estão entre as maiores atrações do país. De areia ou pedrinhas pequenas e mar azul-turquesa, não deixam nada a dever ao litoral da vizinha Grécia.

Está em Tirana e quer fazer uma viagem de bate e volta à praia? É possível, embora não às praias mais badaladas. De Tirana, chega-se a Durres em menos de uma hora (43 km).
Em Durres, cidade portuária, o turista já sente o clima litorâneo, embora não fiquem lá as praias mais bonitas.

Leia mais:
Praias e bons preços fazem da Albânia um interessante destino turístico
Praça no centro da capital da Albânia é ponto de partida
Lago Ohrid, tombado pela Unesco, e canyons atraem turistas a vilarejos
Paisagem dos Bálcãs compensa viagem por estrada superperigosa
Festival de Girokastra é de arrepiar, diz jornalista

Descendo mais um pouco, a 150 km de Tirana, fica Vlora. Esta sim uma uma das praias mais bonitas da Albânia. A água do mar tem tons de azul-turquesa, anil e azul -cobalto, todos no mesmo dia.

A 114 km de Vlora está o distrito de Saranda, onde estão as praias mais belas, eleitas pelo "The Guardian" como locais baratos que valem a pena. Com toda pinta de praia grega, a região faz valer a fama de estrela da riviera albanesa.

Parte da Grécia na Antiguidade, o distrito já pertenceu ao Reino de Veneza e tem forte influência italiana. Na Segunda Guerra Mundial, a capital, que também se chama Saranda, foi ocupada pelos fascistas e teve o nome trocado para Porto Edda, em homenagem à filha de Mussolini.

Aos encantos de Vlora, somam-se, em Saranda, as construções brancas nas montanhas. Lá, ocorre o fenômeno natural "Blue Eye" (olho azul), em que a água azul clara da nascente de um rio borbulha em uma piscina.

E o distrito também tem sítios arqueológicos, como Butrint, que abriga construções do século 3º a.C.


Endereço da página:

Links no texto: