Folha de S. Paulo


Começa a temporada de esqui no hemisfério Norte que atrai cada vez mais brasileiros

Tormentas de neve já estão caindo nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa, "aquecendo" o terreno para os 20 mil brasileiros que devem aproveitar a temporada de esqui no hemisfério Norte.

Há cinco anos, o cenário era outro: o número de turistas que saía do Brasil para esquiar em países que não os vizinhos Argentina e Chile era inferior a 8.000.

"Nesse período, a proporção de pacotes para as estações do hemisfério Norte passou de 30% do total das vendas para praticamente metade", diz Eduardo Gaz, diretor executivo da SkiBrasil, operadora especializada em turismo na neve.

Passam por essa mudança fatores como a duração mais breve da temporada nas estações do hemisfério Sul -que costuma ser de dois meses, contra até cinco das americanas e europeias-, e o fato de os brasileiros estarem viajando cada vez mais pelo mundo.

"Nossos turistas estão buscando conhecer locais que antes pareciam elitizados ou caros demais", diz Heloisa Levy, diretora da agência Interpoint.

Por falar em preço, é hora de se planejar: até o final deste mês, alguns hotéis têm ofertas para 2014. Quem comprar pelo site snowonline.com até o dia 22 tem 30% de desconto no Northstar California Resort; no Vail Marriott, paga-se por sete noites para ficar dez noites.

É a chance para conhecer alguns dos destinos de neve mais famosos -da tradicional estação suíça St. Moritz à americana Park City, que recebe o Festival de Sundance em janeiro. Confira 32 sugestões de pacote garimpadas pelo "Turismo".

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: